https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/3700.jpg

DIA HISTÓRICO

Descendente de quilombola foi o primeiro a ser vacinado em Livramento

PREFEITURA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
[email protected]

PREFEITURA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

A primeira pessoa escolhida para tomar a Coronavac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria, no Brasil, com o Instituto Butantan, é Marcelo Ferreira Rodrigues, de 39 anos. Ele é enfermeiro negro descendente do Quilombo Mata Cavalo e trabalha na Saúde em Livramento há mais de 13 anos.

Ele recebeu vacina em ato simbólico realizado na manhã desta quinta-feira (21), no PSF Urbano do município e foi prestigiado por colegas de profissão, entre eles, o médico Thiago Almeida que hoje também ocupa a função de vice-prefeito do município. Enfermeiro do Hospital Municipal Professora Maria Arlindo da Costa, Marcelo é integrante do grupo de risco da covid-19 atendendo os moradores do lugar diariamente.

Marcelo elencou a data como dia histórico para Livramento ainda mais por ele se identificar negro e descendente do Quilombo de Mata Cavalo. “Hoje é um dia histórico pra mim como profissional de saúde, principalmente porque estou na linha de frente na unidade de saúde. Eu negro de Mata Cavalo sendo o primeiro a ser vacinado me sinto honrado por estar sendo vacinado. Quero agradecer a todos do Mato, do Brasil, meu muito obrigado por fazer essa vacina ter chegado até Livramento”, disse Marcelo emocionado.

PREFEITURA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

O médico e vice-prefeito do lugar Thiago Almeida também deixou seu recado nesse dia histórico para o povo papa-banana. “Hoje é um dia de grande alegria, pois vacinamos aqui na unidade básica de saúde da família o primeiro profissional da saúde, o enfermeiro Marcelo, profissional exemplar, que desde o inicio da pandemia esteve presente na linha de frente contra o vírus e pra nós é um motivo de grande alegria. Quero agradecer as autoridades por ter encaminhado para o município de Nossa Senhora do Livramento as vacinas mesmo que em poucas doses. É um motivo de grande alegria e de festejar”, conclui Dr. Thiago.

Vale ressaltar que o município de Livramento recebeu nesta primeira fase, o total de 117 doses da vacina contra a Covid-19, divido em dois lotes. Metade foi entregue ontem pela Secretaria de Estado de Saúde e a outra após um intervalo de 14 dias. Todas as doses serão para os trabalhadores da Saúde.

O que é a CoronaVac?

A CoronaVac é uma vacina contra a Covid-19 que funciona a partir da utilização de vírus expostos a uma técnica que os coloca em exposição ao calor e produtos químicos para que eles não sejam capazes de evoluir. Não existe presença do vírus Sars-Cov-2 vivo na solução e, por isso, os riscos desse tipo de imunizante são menores. A CoronaVac atingiu uma eficácia global de 50,38%. Na prática, ele significa que quem for imunizado tem 50,38% de chance de não ser infectado pela Covid-19. O inidice é satisfatório, pois a recomendação mínina pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aprovação é 50%.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *