https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/divorcio-coronavirus-21072020192038458.jpeg

SEPARAÇÕES

Levantamento revela que divórcios cresceram 15% durante pandemia

Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB) aponta que o número de divórcios em Mato Grosso cresceu 15% no segundo semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 671 divórcios extrajudiciais, realizados nos cartórios do estado contra 584 no segundo semestre de 2019. A variação de um ano para outro é bem superior à média histórica estadual, que apontava queda média de 1,6% nos divórcios em cartórios desde 2010, ano em que foi introduzido o divórcio direto no país.

O presidente da CNB de Mato Grosso, Paulo Henrique Felipetto Malta, atribui o aumento no número de divórcios ao novo cotidiano imposto pela pandemia, associado à possibilidade de terminar a união de forma online.

O estado acompanha a taxa de crescimento do país. O mês de outubro foi aquele com maior número de divórcios desde 2007, com mais de 7,6 mil divórcios no país em um período de tempo de 31 dias.

Como fazer um divórcio online

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.

O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado, onde o casal, em posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em dispositivos móveis. Pelo e-Notariado também é possível realizar testamentos, inventários, uniões estáveis, escrituras de compra e venda e muitos outros atos.

Os valores são os mesmos praticados nos serviços presenciais e regulamentados em tabela definida por lei estadual.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de janeiro de 2021 às 20:58:26