https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/fd.png

CONSTRUINDO HISTÓRIA

O cartório bicentenário

Ambiente climatizado, confortável, com sistemas e processos totalmente informatizados, aliando tecnologia e qualidade ao atendimento e deixando a jornada do cliente mais prática, moderna e agradável. A descrição que se assemelha à de uma empresa moderna do século 21, aos moldes do mundo 4.0, também pode ser aplicada ao Cartório do 2º Ofício de Cuiabá. Com 200 anos completos em 25 de janeiro, a serventia passou por rápidas transformações no ano da pandemia, incorporando o atendimento por agendamento, os preparativos para reconhecimento facial dos usuários nos atos de reconhecimento de firma e soluções online à rotina de prestação de serviços que resguardam a segurança jurídica na vida de milhares de pessoas.

Em dois séculos de existência, o Cartório do 2º Ofício de Cuiabá não só assistiu, como contribuiu para o desenvolvimento de Cuiabá, uma das cidades mais antigas do Brasil. Por meio da porta na pequena Travessa João Dias, no Centro Histórico da Capital mato-grossense, viu o asfalto chegar, as charretes sendo aos poucos substituídas por automóveis, prédios dividindo espaço com casarões e modificando a paisagem urbana. E junto com o crescimento da cidade, também acompanhou a mudança de costumes e a evolução das relações estabelecidas entre pessoas, empresas e instituições.

Testemunha de conquistas importantes na vida de milhares de famílias cuiabanas, como o registro da casa própria. Ou certificando a autenticidade de um documento pessoal, fundamental a atos como a matrícula na faculdade ou a assinatura de um contrato, incluindo o de casamento. O carimbo do Cartório do 2º Ofício, de fato, marca a regularidade e legalidade de relações estabelecidas e passos importantes na vida em sociedade.

Somente em 2020, o ano marcado pelo combate ao coronavírus, foram mais de 163 mil atos praticados, resultado do trabalho empreendido pela equipe de 49 funcionários e a confiança depositada por milhares de usuários. “Trata-se de uma missão honrosa, que é a de zelar, com esmero e seriedade, pela segurança jurídica que deve reger a vida de todos. Liderar a equipe do 2º Ofício de Cuiabá, missão a mim confiada em novembro de 2020, é sem dúvida alguma o maior desafio de minha carreira. Desafio que assumi com humildade, trabalho e responsabilidade”, destaca Niuara Ribeiro Roberto Borges, atual titular da serventia.

História – O Cartório do 2º Ofício foi instituído em 25 de janeiro de 1821, pouco tempo após Cuiabá ser elevada do status de vila a cidade (17 de setembro de 1818). Uma curiosidade: Mato Grosso foi incorporado oficialmente ao território brasileiro, do então império português, 33 dias após a fundação do Cartório, se tornando província em 28 de fevereiro de 1821. À época, a Capital de Mato Grosso era Vila Bela da Santíssima Trindade, no Vale do Guaporé, e o Estado era governado por Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho, o Barão de Vila Bela. O Brasil era ainda colônia de Portugal, mas já vivia a agitação de movimentos separatistas, que culminaram no 7 de setembro de 1822, o intitulado Dia da Independência do Brasil*.

Os primeiros cartorários exerciam a função sob nomeação direta da Corte Portuguesa. O primeiro deles a assumir o 2º Ofício de Cuiabá foi Luís Luciano Pinto (25/01/1821 a 01/01/1822 – veja o quadro completo). O primeiro registro de imóvel feito pelo cartório em Mato Grosso ocorre em 1864, mais precisamente no dia 4 de abril, em plena Guerra da Tríplice Aliança, a popularmente conhecida Guerra do Paraguai.

*Saiba mais sobre a formação e história de Mato Grosso acessando o site www.mt.gov.br/historia.


Sr Luís-Philippe Pereira Leite, membro da Academia Mato-grossense de Letras (cadeira nº 21), do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Autor de vários livros publicados

2º OFÍCIO EM NÚMEROS

 

163.745 ATOS

foram praticados pelo Cartório do 2º Ofício de Cuiabá no ano de 2020

 

Em uma década (2011-2020), mais de 3,3 MILHÕES de atos praticados

SAIBA QUE

  • Parte da receita arrecadada com os emolumentos cartorários (quantia paga pelo usuário pelos serviços prestados) é repassada a entidades ou órgãos, na forma da legislação estadual específica.
  • O Cartório do 2º Ofício de Cuiabá tem arquivos de segurança, visando à preservação do seu acervo, seguindo assim a Recomendação nº 11 e o Provimento 74 da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida protege documentos de eventuais sinistros, como incêndios.
  • Manter o sigilo de registros*, zelar pelo cumprimento de normas constitucionais, leis, regulamentos e normas administrativas, orientar o usuário desacompanhado de advogado sobre os efeitos jurídicos do ato que pretende praticar. Todas essas e outras obrigações são deveres dos notários e registradores, previstos no Código de Ética da Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR).
  • A Constituição Federal de 1988 traz no artigo 236, parágrafo 3º, a previsão legal de realização de concurso público para ingresso na atividade notarial e de registro. Isso passou a mudar o cenário de hereditariedade nas serventias (“de pai pra filho”).
    *Salvo exceções legais ou em cumprimento de ordens judiciais

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *