https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Governador-Mauro-Mendes-e-secretario-Gilberto-Figueiredo-em-Guarulhos.jpg

COLAPSO NA SAÚDE

Mauro explica porque disponibilizou 10 leitos de UTIs Covid para pacientes em estado grave de Rondônia 

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Secom

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), explicou hoje (26), em coletiva, que o Estado disponibilizou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para receber pacientes em estado grave da Covid-19 do Estado de Rondônia. O democrata disse que foi um pedido do próprio governador, coronel Marcos Rocha (Sem Partido), e do Ministério da Saúde.

“Ontem nós tomamos uma decisão, eu e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, atendendo um pedido feito pelo governador de Rondônia, atendendo um pedido feito pelo próprio Ministério da Saúde, nós disponibilizamos 10 leitos de UTIs para recepcionar nossos irmãos aqui vizinhos, já que lá o sistema deles entrou totalmente em colapso”, explicou Mendes.

A expectativa é de que os primeiros pacientes cheguem ainda hoje, para receber a assistência médica necessária. O chefe do Executivo Estadual esclareceu que MT tem mais de 100 leitos disponível e, por solidariedade, neste tempo de pandemia cedeu essas UTIs para o Estado vizinho.

“Hoje nós temos mais de 100 UTIs ainda disponível no Estado de Mato Grosso. Então nós estaremos recepcionando e já estão sendo tomadas as providências para transferir 10 pacientes de Rondônia, para serem atendidos aqui no Estado de Mato Grosso”, finalizou o governador.

Já Gilberto disse que este é um momento de unir forças diante do colapso que os outros estados, já vivem. O gestor entende que é preciso levar em consideração a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser solidário aos familiares e pacientes que anseiam por ajuda.

“Dentro do princípio de que é o SUS, não existem leitos exclusivos de Mato Grosso, de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Existem leitos SUS e, neste momento, levando em consideração a nossa taxa de ocupação que está em 67% para UTIs adulto, temos que ser solidários com os estados que estão colapsados precisando de leitos”, pontuou Figueiredo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *