https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Image-2020-07-20-at-17.04.18.jpeg

MAIOR EFICÁCIA

Secretário de Saúde anuncia melhoria nos testes de Covid-19 utilizando antígeno

Christiano Antonucci

Nesta semana onde o Centro de Triagem contra a Covid-19, situado no complexo da Arena Pantanal, alcançou o número de 100 mil pessoas atendidas, segundo o circuito de triagem e testagem rápida para o Coronavírus, o secretário de Saúde do Estado Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, revelou durante a coletiva, uma melhoria que será implantada no protocolo de diagnóstico de Covid, o teste com antígeno.

“Vamos substituir o atual teste rápido, por um teste de antígeno. É muito mais seguro, com melhor resolutividade, certeiro na avaliação”, disse o gestor.

A substituição do teste rápido, que utiliza de gotículas de sangue e não é tão eficaz durante os seis primeiros dias de manifestação dos sintomas, será substituído ainda esta semana, pelo novo teste, mais moderno e realizado através da coleta de secreções nasais do paciente com suspeita de infecção.

“Antes fazíamos análises por uma gotinha de sangue, agora usaremos o soap, aquele bastonete que parece um cotonete, para retirar secreções do nariz, que será misturada a um soro e vai para um mesmo aparelhinho que irá detectar se o teste é positivo ou não”, detalhou o secretário estadual.

O governador do estado, Mauro Mendes também afirmou a eficácia do novo sistema de testagem “Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, dentro do mesmo tempo de 15 minutos que o anterior. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a Covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO