https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Governador-Mauro-Mendes-se-reune-com-o-embaixador-do-Ira-Hossein-Gharibi.jpg

REUNIÃO NA EMBAIXADA

Governador de Mato Grosso fortalece relações comerciais com o Irã

REPRODUÇÃO

O governador Mauro Mendes se reuniu com o embaixador do Irã em Brasília, Hossein Gharibi, para fortalecer as relações comerciais de Mato Grosso com aquele país.

A reunião ocorreu na noite da última quarta-feira (27.01), na capital federal. Também estiveram presentes: o senador Carlos Fávaro, o deputado federal Neri Geller e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

De acordo com o governador, a reunião foi “muito positiva” e ajudou a ampliar as relações comerciais já existentes com o país. Em setembro do ano passado, o embaixador Hossein já havia conversado com o governador, em Cuiabá, ocasião em que foram discutidas as possibilidades iniciais de ampliar o comércio entre as partes.

“Hoje o Irã já é um grande comprador das nossas commodities e tem grande potencial para ampliar essas compras. Do outro lado, temos muito interesse também em estabelecer relações comerciais comprando ureia, fertilizantes e outros produtos que eles produzem e tem preços bastante competitivos”, afirmou Mauro Mendes.

O senador Carlos Fávaro destacou a importância de estreitar as conversas com o Irã, uma vez que somente no primeiro semestre de 2019, o país respondeu por 5,2% das exportações feitas por Mato Grosso.

“Além de consumir os produtos mato-grossenses, o país também é um grande exportador de ureia, produto do qual somos um dos principais consumidores no Brasil. Então esse encontro na Embaixada do Irã é de extrema relevância para fortalecermos e avançarmos nos acordos bilaterais que permitam o desenvolvimento do nosso estado”, pontuou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *