https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/afeaee3ac496f7ba6f7b38a7e72ca5c7-e1549046178649-785x466-1.jpg

PROJETO DE LEI

Ulysses apresenta PL que deixa mais rígida as penalidades para quem cometer corrupção durante calamidade pública

DA ASSESSORIA / FERNANDA TRINDADE
[email protected]

João Vieira

O deputado Ulysses Moraes apresentou um Projeto de Lei que visa estabelecer penalidades administrativas aos agentes públicos que cometerem atos de corrupção e improbidade envolvendo recursos e bens destinados ao enfrentamento de pandemias e calamidade pública. De acordo com o PL, o valor da multa administrativa mínima não poderá ser inferior a cem Unidades Padrão Fiscal (UPF/MT).

“Nesses momentos de calamidade pública, os gestores devem ser os mais transparentes possíveis com os gastos públicos. Não podemos admitir, por exemplo, que os recursos da Covid-19 sejam desviados. Por isso, o objetivo do nosso PL é que com a multa, as penalidades fiquem mais rígidas”, disse Moraes.

Vale destacar que a aplicação dessa sanção administrativa prevista no PL, não exclui as penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, sobretudo quanto a perda de bens e da função pública, ao ressarcimento ao erário, à proibição de contratação junto à Administração Pública estadual e a suspensão dos direitos políticos.

O PL destaca que essa penalização administrativa ao agente público se aplica em caso de má administração de bens e recursos destinados ao combate de pandemias e calamidades públicas.

“Períodos de calamidades são os que a população mais precisa de atenção. Os desvios já são sempre uma vergonha e inadmissíveis, mas em casos de calamidade pública isso piora. Tem gestor que infelizmente, desvia recursos que serviria para ajudar a salvar uma vida. Por isso, esse é PL é muito importante, que valoriza a proteção e defesa da saúde dos cidadãos mato-grossenses”, finalizou o deputado.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *