https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/theatj.png

SOCORRO FINANCEIRO

Bolsonaro afirma que continuará dando “recursos e meios” aos municípios

Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (10) que o governo federal continuará a repassar recursos para os municípios em 2021 para auxiliar os caixas locais durante a pandemia de covid-19.

“Se for preciso, neste ano, a gente vai continuar com esse atendimento a vocês, porque vocês não têm quem socorrê-los”, declarou em evento que reuniu prefeitos no Ministério da Educação, em Brasília. O pronunciamento foi transmitido nas páginas das redes sociais de participantes da cerimônia.

“Vamos ter que conviver com esse vírus, não adianta falar que, passando o tempo, vai resolver. Estão vendo que não vai”, disse.

Bolsonaro voltou a afirmar que o governo discute o retorno do auxílio emergencial. “A arrecadação esteve praticamente equivalente nos municípios, tendo em vista o auxílio emergencial, que volta a ser rediscutido”.

O presidente fez um “apelo” aos prefeitos que foram ao evento: “Quem puder abrir, abra o comércio. Vejo alguns municípios até protestando contra o respectivo governador”.

Bolsonaro passou rapidamente no evento depois de se reunir no Palácio do Planalto com o presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Depois, seguiu para um almoço no Ministério da Defesa. Nenhum desses compromissos estava na agenda oficial. Também participaram do evento no MEC o ministro Milton Ribeiro e representantes da pasta.

RECURSOS FEDERAIS

Cerca de 3 a cada 4 cidades no Brasil (76%) receberam recursos de custeio para ações e políticas de saúde voltadas ao enfrentamento da pandemia. Pouco mais da metade (54%) foi atendida com verbas provenientes de emendas parlamentares, também para iniciativas nessa área.

Os dados são do levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) sobre o alcance das políticas públicas do governo federal em diversas áreas com foco no combate à pandemia e consideram as medidas de agosto a outubro de 2020.

Dos municípios que receberam recursos para custeio das ações de saúde, 56% aplicaram em medidas de atenção básica e 37,9%, em políticas de atendimento relacionadas a atendimentos de alta e média complexidade.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 10 de fevereiro de 2021 às 18:30:06