https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/7208a91d31199950da403eb65bfb4372.jpg

VACINA

Prefeitura irá ampliar faixa etária de idosos conforme recebimento de novas doses

DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

A Prefeitura de Cuiabá informa que a ampliação da imunização dos idosos com idade menor que 85 anos será realizado conforme o recebimento de novas remessas da vacina contra a Covid-19. Neste momento a Secretaria de Saúde (SMS) tem doses para vacinar apenas 2460 idosos não institucionalizados, com idade superior a 85 anos.

A Pasta recebeu na tarde de terça-feira (09), o 4º lote de vacina com 3.120 doses, que vai contemplar além dos idosos, a classe dos trabalhadores da Saúde, que ainda seguem sendo imunizados.

Ao todo Cuiabá tem mais de 50 mil pessoas na melhor idade, e o prefeito Emanuel Pinheiro informou que irá imunizar toda classe, conforme for recebendo novas doses, por ordem decrescente até chegar aos idosos com 60 anos.

“Nós dependemos dos envios das doses de vacina pelo Ministério da Saúde. Infelizmente estas doses têm vindo muito aquém da necessidade das cidades e Cuiabá não foge à regra. Nos preparamos para receber nessa primeira leva uma quantidade para vacinar 190 mil pessoas, mas recebemos 6 mil doses naquele primeiro momento. Porém, o que importa é que as vacinas estão vindo e estamos nos preparando para poder avançar. Já havia uma ansiedade muito grande da população e minha como gestor para começar a vacinação dos idosos e recebemos essas 3120 doses, e com isso temos o suficiente para vacinar 2460 idosos com 85 anos ou mais. As outras 660 doses de vacina continuaremos vacinando o grupo dos profissionais de saúde”, explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O agendamento para a vacinação dos idosos com 85 anos ou mais começou na quarta-feira (10), através do site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/, com início na quinta (11), no Centro de eventos do Pantanal, a partir das 8h. Para evitar aglomeração, os idosos serão recebidos no local através de um portão separado dos demais servidores da saúde, que também forem se vacinar.

Além disso, a classe de idosos que estão acamados, que não podem sair de casa por motivos de força maior, ou que não consigam realizar o agendamento via site da Prefeitura de Cuiabá.

“Os idosos acamados serão orientados e vão ser vacinados em casa. E aqueles que tem dificuldade de lidar com a internet ou não conseguiram se cadastrar pelo site, serão orientados através dos Postos de Saúde mais ou Unidades Básicas que estiverem mais próxima de sua residência. Não se preocupem que as informações oficiais chegarão a todos”, explicou o prefeito.

Emanuel Pinheiro ressalta que o agendamento para a vacinação contra o coronavírus não está sendo realizado por links enviados via WhatsApp. “Infelizmente as fake news até em momentos como este acontecem. Não caiam nessas brincadeiras de pessoas de mal gosto que não tem o que fazer. Neste momento devido a quantidade de vacinas ainda reduzida, dependemos do Ministério da Saúde, e conforme o número de vacinas que chegarem, nós avançamos com a campanha de imunização. Estas doses que recebemos ontem (9) dará para vacinar todos os idosos residentes de Cuiabá, de 85 anos ou mais”, afirmou.

Na capital, já  foram imunizadas pouco mais de 20 mil pessoas, de acordo com os dados atualizados diariamente pelo site da campanha (https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/), disponível no portal da Prefeitura de Cuiabá.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *