https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/96781bffcc52eb9a462d24461e5dae2e.jpg

REVISÃO

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

PREFEITURA DE CUIABÁ / BRUNO VICENTE
[email protected]

Luiz Alves

Após 18 meses de análise de todo o cenário regional, a Prefeitura de Cuiabá finalizou a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá. O estudo foi coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpub) e tem como objetivo definir condutas, estratégias e metas que devem ser desenvolvidas para a melhoria no recolhimento e destinação do lixo produzido na Capital.

“Gradativamente estamos avançando no tratamento de resíduos e o Plano Municipal é mais um passo a ser comemorado. Essa política de sustentabilidade é valorizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro que, a cada nova ação, faz questão de tomar esse cuidado. Acredito que o Plano é um norte para nossa gestão que irá utilizá-lo para construir uma Cuiabá ainda melhor nesse quesito”, comenta o secretário da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

O Plano serve pode ser utilizado pelo poder público como um instrumento de planejamento na gestão de resíduos sólidos por um período de até 20 anos, com revisões em intervalos máximos de quatro anos. De acordo com a Limpurb, por meio dele é possível fortalecer as ações que já estão em prática, alcançando a sustentabilidade socioambiental e econômica na gestão do Município.

A revisão do plano tem como base as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Conforme estabelecido na legislação, a realização desses processos em âmbito municipal é condição obrigatória para ter acesso a recursos da União, destinados a serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para ser beneficiado por incentivos/financiamentos de entidades federais de crédito.

“Cumprimos a legislação com essa revisão. Agora, nosso esforço estará concentrado para fazer com que o Plano não fique apenas no papel, mas sim seja um instrumento utilizado na prática. Com isso, a população ganha mais qualidade de vida, o meio ambiente ganha em preservação e o Município também é beneficiado, inclusive economicamente”, pontua o adjunto da Limpurb, Anderson Matos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 16 de fevereiro de 2021 às 13:16:48
  • 16 de fevereiro de 2021 às 13:15:37