https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Empaer-lanca-cartilhas-tecnicas-sobre-flores-tropicais-e-processamento-de-mandioca-para-agricultores-de-MT-1.JPG.jpg

CONJUNTO DE PRÁTICAS

Empaer lança cartilhas sobre flores tropicais e processamento de mandioca em MT

Lara Jordani | Empaer-MT

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), lançou nesta terça-feira (16.02), duas cartilhas técnicas, uma sobre flores tropicais e outra que aborda o processamento da mandioca no Estado de Mato Grosso. O material foi impresso e o deputado federal Max Russi repassou para a empresa 2.400 exemplares.  As cartilhas serão entregues para os agricultores familiares com objetivo de fornecer um conjunto de práticas recomendáveis com garantia de rendimento, menor custo de produção e conhecimento técnico das principais necessidades para a implantação das culturas.

A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Empaer, Selma Rodrigues de Morais, destaca a importância das cartilhas e complementa que a mandioca é considerada a segunda cultura mais importante da cadeia produtiva no Estado, ficando atrás apenas da pecuária de leite. E esclarece que o cultivo de flores tropicais representa um dos promissores segmentos para os agricultores na comercialização e distribuição de flores e plantas cultivadas com fim ornamental. “Estes materiais podem auxiliar o produtor a produzir e utilizar tecnologia para o desenvolvimento das culturas”, esclarece.

Lara Jordani | Empaer-MT

O assessor parlamentar Aparecido Alves destacou as atividades executadas pelo deputado Max e a sua vocação para o social, reconhecendo a importância da agricultura familiar para a economia de Mato Grosso. Alves agradeceu o empenho dos pesquisadores e extensionistas da Empaer pelas informações técnicas contidas nas cartilhas que serão destinadas ao homem do campo. “A cartilha foi impressa com recursos do parlamentar, que tem um carinho especial pela agricultura familiar”, esclarece.

O material impresso sobre mandioca foi elaborado pelos extensionistas Lindelzi Souza Costa de Lima e Liduíno João de Lima, e a pesquisadora Dolorice Moreti. A cartilha aborda o processamento e fabricação de farinha e a qualidade do produto final para o consumidor. Segundo Lindelzi, este documento reúne informações sobre as raízes de mandioca e toda a cadeia produtiva, visando melhorar a qualidade e a rentabilidade do produto.

Lara Jordani | Empaer-MT

A cartilha de flores tropicais conta com a autoria da pesquisadora Eliane Maria Forte Daltro, do técnico agropecuário Guilherme Araújo Neves e da bibliotecária Eunice Oda. O projeto inédito de pesquisa estuda, há 10 anos, a viabilidade produtiva das flores e folhagens. Conforme Eliane, o Estado  possui excelentes características de solo e clima, além de localização geográfica privilegiada para o desenvolvimento de uma floricultura eficiente e competitiva. A atividade de produção de flores possibilita múltiplas formas de exploração e diversidade de cultivo que podem ser: produção de flores de corte, plantas envasadas, folhagens, plantas de interior e viveiros de produção de mudas para jardins.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *