https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Cine-Teatro-Cuiaba.jpg

MT QUEER

Coletivo audiovisual lança projeto para mapear potencialidades artísticas em Cuiabá

Junior Silgueiro/GComMT

O Coletivo audiovisual, MT Queer, por meio de incentivos da Lei Aldir Blanc, prefeitura de Cuiabá e o conselho municipal de política cultural, prorrogou até o dia 28 de fevereiro, domingo, as inscrições para o processo seletivo, “Retrato do Artista cuiabano”, que tem como finalidade, mapear e identificar a potencialidade artístico-cultural de oito bairros da Região Norte da capital. Dois candidatos selecionados serão contemplados com um documentário de 15 minutos.

De acordo com a coordenadora artística e produtora executiva, Eloá Pimenta, este projeto pretende principalmente mobilizar os vários segmentos da gestão pública e privada, por meio de encontros com bate-papos, visando a conscientização e aproximação dos gestores municipal com a comunidade artística local e suas produções, gerando com isso um diálogo mais concreto com vistas a manutenção dessas ações socioculturais enquanto política pública dentro das comunidades.

Inicialmente, o projeto fará uma seletiva de artistas da região norte de Cuiabá para um Documentário, (projeto piloto), o qual será realizado no primeiro semestre de 2021, em seguida, esse documentário será exibido nas quatro regionais da capital cuiabana. Além das exibições presenciais, o projeto prevê uma exibição em ambiente on-line, com distribuição nas redes sociais do projeto (Facebook e Youtube).

Para participar da seletiva, o candidato deve preencher o formulário disponível no site: https://www.retratodoartistacuiabano.com e enviar um vídeo de curta duração, mostrando suas habilidades com a arte, seja a música, atuação, dança, pintura, etc.. As inscrições se iniciaram na segunda-feira (15) e vai até o próximo domingo (28).

Objetivos:

É objetivo deste projeto, identificar esses nichos de produção artística que se encontram muitas vezes fora do radar, e que por falta de conhecimento das políticas públicas para cultura, muitas vezes não tem a menor chance de sustentabilidade em médio e longo prazo, ficando à deriva e sendo encerrados precocemente.

O setor cultural gera e pode gerar cada vez mais mercado e alavancar a economia local. Cada vez mais a cultura caminha para ser um importante polo na formação da economia do futuro, com uma enorme importância social e econômica e como fonte de conhecimento desenvolvendo projetos motivadores em potencializar esta cadeia produtiva. E os artistas serão protagonistas nesse processo, inspirando a formação qualificada de um cidadão crítico, solidário e participativo no controle das políticas públicas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de fevereiro de 2021 às 19:29:56