https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/desmatamento.jpeg

RESULTADOS

MT reduz 31,5% dos alertas de desmatamento nos últimos 6 meses

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Mato Grosso acumulou uma redução média de 31,5% nos alertas de desmatamento nos últimos 6 meses, em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado oficial é do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Entre agosto de 2020 e janeiro deste ano houve o alerta de desmatamento para 673 km² no estado, enquanto no ano anterior foi detectado o corte raso de 983 km², o que significa uma redução de 31,5% no período. Agosto é o mês de início do ciclo de monitoramento dos índices.

De acordo com a secretária de estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a redução é resultado da política estadual de tolerância zero, e dos investimentos na prevenção e combate ao desmatamento e incêndios.

Em janeiro de 2021 houve a maior redução do período, com queda de 63% na área de alerta de desmatamento.

Em agosto, início do ciclo de monitoramento, o índIce foi de – 22%, em setembro, – 47%, outubro manteve o desmatamento equivalente ao ano anterior , novembro, -19%, e dezembro -6%.

A criação do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, permite o monitoramento preventivo que identifica o desmatamento em tempo real, ainda no início, e permite que a ação ilegal seja interrompida e penalizada.

A plataforma monitora todo o território mato-grossense com imagens de satélite, e gera alertas de alterações na cobertura vegetal. O serviço foi adquirido com recursos do Programa REDD+ For Early Movers (REM).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *