https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/graos.jpg

VEJA AS DICAS

Como evitar carunchos nos alimentos

DIA RURAL / MARIANA DANTAS
[email protected]

Reprodução

Os carunchos são uma praga que está presente nos alimentos durante o ano todo, sendo mais perceptíveis em meses mais quentes, pois as condições para seu desenvolvimento e reprodução são mais favoráveis, onde uma única fêmea pode depositar algumas centenas de ovos e as larvas após a emergência poderão chegar à fase adulta entre 30 e 40 dias. No Inverno, o ciclo se prolonga, podendo no caso das lagartas (larvas) se estender por 150 dias, segundo Marcos Roberto Potenza, pesquisador do Instituto Biológico (IB-APTA).

Geralmente os alimentos que mais são atacados pelos carunchos são macarrão, arroz, farinha de trigo, fubá, achocolatados, bombons e ração para pet, dentre outros.

Durante as épocas quentes do ano, aumentam os riscos de uma infestação caso você leve algum produto infestado para sua despensa de alimentos, significando dezenas a centenas de ovos ou larvas que continuarão a se desenvolver no pacote, ou migrar para um próximo gerando uma infestação cruzada.

De acordo com Potenza uma curiosidade bem interessante é que nem sempre o alimento que você identificou com traças ou carunchos é a origem do problema, ou seja, a infestação pode ter surgido em outro produto que continua dentro do seu armário e pode perpetuar essa infestação.

Os consumidores podem ficar tranquilos, pois as traças e os carunchos não transmitem doenças ao ser humano, ao contrário das baratas e moscas.

Mas como sabemos que ninguém gosta de comer traças e carunchos, colocaremos abaixo uma lista, feita pelo pesquisador Marcos Roberto Potenza, de dicas para evitar esse problema.

 Observe a higiene, conservação predial e o acondicionamento dos produtos do local onde você costuma comprar seus alimentos industrializados ou a granel. Se observar mariposa ou besourinhos significa uma infestação presente em um ou mais produtos.

 Verifique se o produto não está com a embalagem perfurada, rompida ou com algum tipo de dano mecânico. Isto favorece a entrada de insetos.

– Após abertos, mantenha os alimentos em recipientes bem fechados.

– Se identificou um produto com infestação, confira os outros que estão no armário porque pode haver migração de insetos para outros alimentos.

– Não jogue fora na mesma hora o produto infestado. Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *