https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Miguel-Schincariol-AFP.jpg

IMPASSE

69% dos empregadores não preveem contratar no 2º trimestre, diz pesquisa

Miguel Schincariol / AFP

Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup mostra que 69% dos empregadores não pretendem fazer alterações no quadro de funcionários, enquanto 21% têm intenção de contratar e 8% esperam reduzir as equipes no 2º trimestre.

Foram 652 entrevistados entre os dias 6 e 26 de janeiro, antes do aperto das medidas de restrição em todo o país neste mês devido ao agravamento da pandemia.

O indicador de expectativas de contratação no Brasil para o 2º trimestre é de 9%, um ponto percentual abaixo em relação ao 1º trimestre e 4 pontos percentuais mais fraca em relação ao 2º trimestre de 2020.

Apesar da queda no índice de intenção de contratação, o resultado coloca o Brasil com as melhores perspectivas entre os países das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registraram índice de 18% (veja ranking abaixo).

Segundo a pesquisa, 24% dos empregadores acreditam que os níveis de contratação pré-pandemia podem retornar até o fim de 2021, enquanto para 39% não houve mudança nas intenções desde o início da Covid-19. Já 4% dos entrevistados têm a perspectiva de que os níveis de contratação nunca retomem os índices anteriores à pandemia.

Sete dos oito setores pesquisados esperam aumentar as contratações no próximo trimestre. As melhores intenções são previstas nos setores de Serviços e Comércio Atacadista e Varejista, ambos com expectativa de +13% (leia mais abaixo).

“Apesar do avanço da segunda onda de infecções pela Covid-19 no país, as intenções de contratação seguem otimistas para os meses de abril a junho. Empresários acreditam que até o fim deste ano, os níveis pré-Covid retornem e 21% deles têm intenção de contratar, índice mais positivo desde o 2º trimestre de 2020. Este resultado foi impulsionado principalmente pelo crescimento nas intenções nos setores de serviços e comércio atacadista e varejista e na recuperação do estado do Rio de Janeiro. O início da vacinação também traz expectativa de uma retomada e impulsiona este resultado”, comenta Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup.

Vacina

O levantamento também perguntou aos entrevistados brasileiros quais as políticas serão seguidas pelas empresas em relação aos funcionários quando houver uma vacina disponível: para 43%, todos os empregados deverão ser vacinados, enquanto 23% não têm planos de implementar uma regra fixa de imunização e deixará como uma escolha individual.

Comparativo por setores

Taxa de desemprego no Brasil bate novo recorde em 2020

Empregadores de sete dos oitos setores pesquisados preveem aumento das contratações nos próximos três meses. O destaque fica para o setor de Serviços, com 13%, crescimento de 14 pontos percentuais em relação ao 1º trimestre, e Comércio Atacadista e Varejista, que também registrou 13%.

O menor ritmo de contratação é esperado em Administração Pública & Educação, com queda de 5%, mesmo indicador do trimestre anterior. É o quarto trimestre consecutivo que este setor apresenta perspectiva negativa. Veja abaixo:

  • Serviços: +13%
  • Comércio Atacadista e Varejista: +13%
  • Indústria: +11%
  • Construção: +10%
  • Finanças, Seguros & Imobiliário: +10%
  • Transporte & Serviços Públicos: +5%
  • Agricultura, Pesca & Mineração: +2%
  • Administração Pública & Educação: -5%

Comparativo por regiões

A pesquisa aponta aumento na expectativa de contratações em todas as cinco regiões pesquisadas. Pelo quarto trimestre consecutivo, os empregadores do Paraná relatam os melhores indicadores – com +18% de intenção de contratar, repetindo o resultado do trimestre anterior e crescimento de 6 pontos percentuais ante o 2º trimestre de 2020.

Após quatro trimestres com índices negativos, o estado do Rio de Janeiro tem expectativa de 5%, aumento de 9 pontos percentuais na evolução trimestral e 6 pp comparado com o 2° trimestre de 2020. As intenções de contratação mais fracas são relatadas no estado de São Paulo, com redução de 4 e 15 pontos percentuais, em relação ao 1º trimestre de 2021 e 2º trimestre de 2020, respectivamente. Veja abaixo:

  • Paraná: +18%
  • Cidade de São Paulo: +8%
  • Minas Gerais: +7%
  • Estado do Rio de Janeiro: +5%
  • Estado de São Paulo: +3%

Comparativo por porte de empresa

O levantamento apresenta aumento em duas das quatro categorias por porte de organização. As grandes empresas têm o indicador mais forte, com 23%, aumento de 2 pontos percentuais em relação ao 1º trimestre de 2021. Em seguida, empregadores de médias empresas relatam expectativa de 14%. Enquanto isso, a perspectiva mais fraca, de -5%, é relatada por microempresas.

  • Grandes empresas: +23%
  • Médias empresas: +14%
  • Pequenas empresas: -3%
  • Microempresas: -5%

Pesquisa global

Em comparação ao 1º trimestre de 2021, 24 países e territórios pesquisados relatam uma melhora nas expectativas de contratação, com o Brasil ocupando a 8ª posição. Outros 16 países projetam uma redução no quadro de funcionários. O ManpowerGroup entrevistou 42.135 empregadores de 43 países.

As melhores intenções foram relatadas em:

  1. Taiwan: +24%
  2. Estados Unidos: +18%
  3. Austrália: +17%
  4. Singapura: +17%
  5. Croácia: +12%
  6. Romênia: +12%
  7. Turquia: +10%
  8. Brasil: +9%
  9. Índia: +9%
  10. Bélgica: +8

Por outro lado, apresentam os índices mais fracos os seguintes países:

  1. Panamá: -8%
  2. Reino Unido: -5%
  3. África do Sul: -5%
  4. Peru: -2%
  5. Itália: -2%
  6. Hong Kong: -2%
  7. Finlândia: -2%
  8. Espanha: -1%
  9. Portugal: -1%
  10. Japão: -1%

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *