https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/aed88d8533d5cff5f1f2e617f449707d.jpg

MELHORIAS

Alça de retorno descongestiona trânsito na Viola de Cocho

PREFEITURA DE CUIABÁ / BRUNO VICENTE
[email protected]

Gustavo Duarte

Um monitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) aponta que, no período do fim do dia, considerado o de maior fluxo, mais de 4 mil veículos passam pela rotatória da Viola de Cocho, por hora. Essa grande movimentação era responsável por sobrecarregar a estrutura, gerando uma fila quilométrica e grandes transtornos aos condutores que trafegam no sentido centro-bairro.

Para resolver a situação, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta sexta-feira (12), uma alça de retorno que vai eliminar essa dor de cabeça que há anos atormentava quem trafega pela região, facilitando o acesso aos bairros. De acordo com Emanuel, a obra pode ser considerada um complemento da entrega do viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, em uso há pouco menos de um ano.

“Temos que transformar Cuiabá em uma cidade com um trânsito mais humanizado, com uma boa mobilidade urbana e que facilite a vida dos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. Esse era um trecho que congestionava muito. Em virtude disso, autorizamos fazer essa intervenção que é barata, mas com grandes benefícios para quem passa pela Avenida das Torres”, explica o prefeito.

A construção da alça de retorno é fruto de uma união de esforços entre a Secretaria de Obras Públicas, Semob e Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos. De acordo com o vice-prefeito e titular da pasta que cuida da infraestrutura de Cuiabá, José Roberto Stopa, a execução foi dividida em várias etapas que garantem a qualidade e eficiência na intervenção.

“É uma obra simples, mas extremamente significativa para todos que moram nessa região. Por algumas semanas nossos maquinários trabalharam a todo vapor na abertura do canteiro central, construção de uma pequena rede de drenagem, pavimentação e finalizando com sinalização viária e jardinagem”, conta Stopa.

A alça foi edificada poucos metros abaixo da rotatória de Viola de Cocho, na altura do encontro entre a Avenida das Torres e a Rua Juriti. Segundo conta o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a estrutura vai facilitar o acesso a bairros como Recanto dos Pássaros e Jardim Imperial, além de atender a demanda do motorista que deseja fazer o retorno no sentido bairro-centro.

“Com toda certeza, essa alça irá diminuir a quantidade de veículos que passam, entre as 17h e 19h, pela rotatória. São mais de 4 mil veículos, por hora, transitando nesse trecho, o que gerava um gargalo na rotatória. A falta dessa obra gerava um grande transtorno, que agora chegou ao fim”, pontua Antenor.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *