https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/WhatsApp-Image-2021-03-18-at-13.05.33.jpeg

CINEMA CUIABANO

“A Partir… Podemos…”: curta baseado em conto de Ivens Scaff estreia sexta (19)

Keydson Barcelos

Adaptação à obra homônima do poeta Ivens Scaff, “A Partir… Podemos…” estreia no cinema a sensibilidade e subjetividade da literatura cuiabana. Produzido pelo Centro Audiovisual Luiz Marchetti – CALM – em coprodução com a Quadro a Quadro Filmes (QaQFilmes), o curta será lançado nesta sexta-feira, 19, às 9h, pelo canal do projeto RANEMA – encontros virtuais com pesquisadores e profissionais de audiovisual – da UFMT, no YouTube (link abaixo). A programação de lançamento contará com mais duas sessões na sexta e sábado, ambas às 19h, dessa vez pelo canal da CALM. Após as exibições, haverá bate-papo com os idealizadores do projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc em Cuiabá.

Luiz Marchetti é quem assina a direção e adaptação. Com mais de 30 anos no cinema, a experiência de traduzir a literatura para o audiovisual foi fascinante ao mesmo tempo que desafiadora. “Compreendemos que estamos trabalhando com duas linguagens diferentes e cheias de possibilidades. Apesar disso, a produção desse filme é um marco para o barramento das fronteiras entre a literatura e o cinema cuiabano. Estamos muito felizes com este filme”, aponta o diretor.

Para o autor do conto que inspira toda a criação do curta, Ivens Cuiabano Scaff afirma estar emocionado e satisfeito com a produção. “O filme está fascinante. O conto eu deixei solto à interpretação das pessoas. O curta soube trazer com maestria essa característica. Eu acho que esse filme é como aquelas obras de arte que, depois que a gente assiste, se pega pensando nela ao longo do tempo”, afirma o poeta.

A fotografia está entre os diferenciais do curta, que conta com a assinatura de Keydson Barcelos, da Quadro a Quadro Filmes. Ao longo de seus 25 anos dedicados ao audiovisual, Keydson mescla o tradicional e a modernidade, trazendo para “A Partir… Podemos…” o olhar cinematográfico que engrandece ainda mais a obra. “A captação das imagens e a pós-produção foram contemplados com as belezas naturais do cerrado mato-grossense e o talento de Romeu Benedicto e de toda a equipe. Os recursos tecnológicos que utilizamos foram instrumentos favoráveis para trazer para a tela toda a magnitude e grandiosidade do trabalho. Esperamos proporcionar uma experiência incrível a todos que assistirem”, pontua.

A Partir… Podemos… – “Com enredo marcante e montagem que prende, o filme envolve o espectador desde o início, fazendo-o imergir em um outro mundo”. É o que afirma Romeu Benedicto, ator cuiabano responsável por dar vida ao personagem principal. O texto e as entrelinhas do conto foram materiais de trabalho para o ator, que buscou trazer para as cenas as nuances e sua interpretação do personagem. Para Romeu, “A Partir… Podemos…” é “uma maneira muito bonita de se falar da alma humana”.

O curta-metragem acompanha a trajetória de um pai de família de meia idade (Romeu Benedicto) rumo a sua chácara na beira do Rio Coxipó, longe de celular e da rotina da cidade grande. Ao entrar no rio para um banho solitário, ele se deixa levar pela correnteza. Para onde? Luiz Marchetti e Ivens Scaff convidam a comunidade mato-grossense para conferir este filme cheio de nuances.

Programação
– Sexta-feira, 19/03 – Exibição às 9h no canal do Youtube Encontros RANEMA (Encontros Ranema – YouTube). Na sequência, conversa com o diretor Luiz Marchetti (CALM).

– Sexta-feira, 19/03 – Exibição às 20h no canal do Youtube da CALM (CALM Centro Audiovisual Luiz Marchetti – YouTube). Na sequência, bate-papo com Ivens Scaff.

– Sábado, 20/03 – Exibição às 20h no canal do Youtube da CALM (CALM Centro Audiovisual Luiz Marchetti – YouTube). Na sequência, bate-papo com Luiz Marchetti e Romeu Benedicto.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 18 de março de 2021 às 18:07:38