https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/e2e8821eed203c214a2ea2a07767b6c9.jpg

SEM AGENDAMENTO

Atendimentos em UBS continuam disponíveis em livre demanda

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta que os atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam disponíveis em livre demanda para atender às pessoas com sintomas leves de síndrome gripal.

Ao perceber sintomas gripais, como tosse, espirro, coriza, febre, dor de cabeça e no corpo, entre outros, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde (UBS, USF ou centro de saúde) mais próxima de sua casa. Lá, ela será acolhida pela equipe de saúde, passará por triagem e consulta médica, sem agendamento prévio.

A exceção são as gestantes que fazem pré-natal, que continuam tendo um período exclusivo para elas e para que a unidade e os profissionais possam se preparar, inclusive com a desinfecção do local, por serem do grupo de risco.

Em 21 das UBs, inclusive, podem ser realizados os testes rápidos para Covid-19 (idealmente feito a partir de 10 dias do início dos sintomas). Em outras cinco, é feito o exame RT-PCR (realizado com maior eficácia entre o 3º e o 5º dia de início dos sintomas).

A Prefeitura informa ainda, que devido a superlotação nas Unidades de Atenção Secundária da Capital, tem trabalhado para não deixar desassistida nenhuma pessoa que precise de atendimento na rede pública municipal.

As unidades ficam abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira à sexta.

Teste Rápido

No caso do teste rápido, aquele que detecta se o organismo já teve contato com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ele está disponível nas seguintes unidades: Centro de Referência Ana Poupina, USF Parque Ohara, USF Novo Terceiro, USF Despraiado I e II, centro de saúde Dom Aquino, centro de saúde Jardim Leblon, USF Pedregal I e II, USF Pedra 90 I e II, centro de saúde Parque Cuiabá, USF Santa Laura/Jardim Fortaleza, centro de saúde Tijucal, Clínica da Família do CPA 1, USF Três Barras, USF CPA 3, USF Nossa Senhora da Guia, USF Rio dos Peixes, USF Aguaçu e Projeto AMOR.

RT-PCR

No caso do exame RT-PCR, a coleta de material genético é feita em cinco unidades da atenção básica: Centro de Referência Ana Poupina, USF Bela Vista/Carumbé, UF Jardim Imperial, USF Parque Ohara e USF Ilza Picolli. A distribuição por regiões da cidade desse tipo de exame é feita por conta das características técnicas que exigem uma logística específica.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *