https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/594ce7a7cb58ff6bb838311de636910b-785x466-1.jpg

NOTA À IMPRENSA

Abrasel se preocupa com as restrições nos horários de funcionamento em MT

Bruno Oliveira

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT) vem a público externar sua preocupação com as restrições nos horários de funcionamento do setor, no período noturno.

A entidade ressalta que o segmento vem sendo fortemente prejudicado com o toque de recolher (decretado em 02 de março) e que a ação, até o momento, não contribuiu em nada no combate à pandemia.

A Abrasel-MT reforça que o setor vem pagando a conta sozinho, uma vez que os restaurantes, que operam no período noturno, estão prestes a completar 30 dias fechados.

A associação insiste que a medida coloca a sociedade em risco, gerando falências, desemprego, estresse e caos social apenas para evitar aglomerações em locais pontuais da cidade, que poderiam facilmente ser fiscalizados e punidos, tendo como alternativa a suspensão do alvará do estabelecimento infrator.

A teoria de confinamento, seja ela por antecipação de feriados ou lockdown, é muito difícil de ser implementada na prática. Confinar pessoas não é nem de longe uma solução. É também falsa a impressão de que o fechamento dos restaurantes à noite irá coibir a aglomeração. Muito pelo contrário. As pessoas irão se encontrar em reuniões privadas, sem o controle da fiscalização e o afastamento observado pelos restaurantes.

Os encontros familiares e de jovens em chácaras e condomínios, onde não existe a obrigação de se observar minimamente qualquer regra sanitária, são os verdadeiros focos de contaminação. Não é à toa que nunca se vendeu tanta cerveja em supermercados. É por isso que os resultados de fechamentos noturnos do setor não apareceram.

Considerando-se que a atividade noturna de restaurantes não foi responsável pela proliferação do vírus e que essa proibição promove aglomerações privadas, nocivas e muito mais difíceis de serem fiscalizadas, a Abrasel-MT vem propor que seja restabelecida a autorização de funcionamento noturno dos restaurantes, reforçando-se a fiscalização e intensificando-se a punição para os infratores.

A associação sugere ainda, como forma de contribuir com a fiscalização, que só seja permitido o consumo sentado em restaurantes.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *