https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/93223f1ab6bdbcc8e806c56b1dbed1e9.jpg

OBRAS PÚBLICAS

Cuiabá finaliza fases administrativas e licitação para pavimentar 20 bairros

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá segue trabalhando para finalizar os trâmites administrativos e jurídicos da operação de crédito que garante a aplicação de novos recursos em obras de pavimentação em cerca de 19 bairros da Capital. Nesta quarta-feira (24), as secretarias de Obras Públicas, Planejamento e Fazenda, realizaram uma videoconferência com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A reunião faz parte de uma série de agendas que são, periodicamente, cumpridas com a instituição financeira, a fim de dar andamento nos procedimentos necessários para participação no programa de Financiamento de Projetos de Investimentos (FINEM). O crédito pleiteado pelo Município já foi aprovado, restando agora o cumprimento das etapas legais, que validam a operação.

“O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu essa missão e estamos fazendo o necessário para que essa etapa seja cumprida o mais breve possível, para que as obras sejam lançadas. É uma operação de aproximadamente R$ 75 milhões para melhoria na área de infraestrutura. Por isso, é preciso cumprir todos os critérios para que o nosso projeto também esteja associado às prioridades estabelecidas pela instituição”, explica o secretário de Planejamento, Zito Adrien.

O recurso será destinado exclusivamente para obras de melhoria viária ao longo da Capital. Segundo o planejamento do Executivo, a contratação do crédito possibilitará a execução de mais de 55 quilômetros de pavimentação, atendendo à demanda de pelo menos 19 bairros. Também estão previstas edificações de infraestrutura complementares como o sistema de drenagem pluvial e calçadas.

Paralelo ao trabalho com o BNDES, também já estão em andamento os processos licitatórios para contratação das empresas que irão executar as obras. Por ser uma grande quantidade de bairros, foram abertas duas concorrências públicas, sendo que uma delas deve ser finalizada até a próxima semana. Entre os beneficiados estão: Altos da Boa Vista, Parque Atalaia, Jd. Aroeira, Tancredo Neves, Pascoal Ramos, Jd. Liberdade, Planalto e Nova Esperança I (Etapa III).

“Estamos atuando para garantir que até o mês de maio o prefeito Emanuel Pinheiro possa assinar as ordens de serviço de cada uma dessas obras. Aproveitamos o período chuvoso, para trabalhar nessas frentes administrativas. Dessa forma, quando chegar a época de seca essas fases já estarão finalizadas e comecem efetivamente as atividades de construção das pavimentações”, pontua o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

As obras fazem parte do programa Minha Rua Asfaltada, implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro em 2017. Desde então, a iniciativa já alcançou mais de 50 comunidades com obras de pavimentação, construção de rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio e calçada. O programa também é utilizado para a recuperação do asfalto em vias de grande movimentação.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 25 de março de 2021 às 15:25:40