https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/edae42493281a53b67897d9452f4e486-1.jpg

ATENÇÃO BÁSICA

Pinheiro anuncia fortalecimento da rede básica para conter casos graves

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro anunciou que vai ampliar os atendimentos na rede básica de saúde como estratégia para conter o avanço de casos graves da COVID-19 no município. A notícia foi dada durante entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (25), após registrar denúncia sobre a propagação de Fake News ou possível ataque cibernético ao agendamento do site de  vacinas que gerou pane ao sistema.

“Quero ampliar os atendimentos da assistência em atenção básica, porque nós temos que tratar na base, melhorar a atenção primária. Ampliar as ações de prevenção, de cuidados e controle na ponta para evitar que um simples sintomas se torne moderado ou grave. E a partir daí melhorar na secundária o que for possível e continuar acelerando a imunização da população”, declarou o prefeito de Cuiabá. O plano completo e detalhado de ações será divulgado assim que for concluido. “Estamos finalizando os estudos e definindo a melhor forma de execução apra apresentar para asociedade”, concluiu Pinheiro.

Nas últimas semanas, o prefeito Emanuel Pinheiro já havia anunciado a abertura de mais 20 UTI’s exclusivas para tratamento da COVID-19 em Cuiabá, totalizando então 155 unidades, 15 delas pediátricas. O Hospital São Benedito hoje está funcionando exclusivamente para combate ao vírus. Cuiabá tem 360 vagas exclusivas para tratamento da doença. E ainda possuí outras unidades de apoio, como a UPA Pascoal Ramos, a Policlínica do Verdão e o PSF Ana Poupina como centro de triagem. Ampliamos a rede de atendimento sem ajuda do Estado. Também foi solicitado o uso do Hospital Militar como unidade de apoio.

Há pouco mais de 60 dias o município vem executando o plano de vacinação por meio de agendamento dos grupos prioritários. No último dia 20 de março, a capital atingiu a marca de 50.606 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas desde o começo da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”. A vacinação ocorre de maneira centralizada no Centro de Eventos do Pantanal. Os dados foram divulgados por meio do vacinômetro, disponível no site vacina.cuiaba.mt.gov.br.

Deste total, foram usadas 33.981 como 1ª dose e 16.635 como 2ª dose, que serviu para imunizar os trabalhadores da saúde da rede pública e privada, além dos idosos de 80 anos e mais, bem como aqueles que estao acamados e moram em zonas rurais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *