https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Screenshot_3-7.png

"DECRETO É CONFUSO"

Comerciantes ignoram quarentena e abrem as portas em Várzea Grande

O decreto do prefeito de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Kalil Baracat (MDB), sobre medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus no município, tem causado confusão tanto em comerciantes quanto na população.

Ocorre que, no decreto, que segue as determinações do governo do estado, há um trecho explicando tudo que é atividade considerada essencial.

Em um trecho, o decreto diz que “nos termos do decreto estadual, os estabelecimentos comerciais funcionarão com 30% de sua capacidade, exceto supermercados, mercados e congêneres, que terão capacidade máxima de 50% e horário de funcionamento pré-determinado”.

Segundo funcionários de comércios de móveis e eletrodomésticos, assim como do comércio varejista, eles não sabem ao certo como proceder, pois, o decreto do prefeito é “muito” confuso.

Chegamos pela manhã e fomos orientados a ficar com as portas fechadas, no entanto, quando outros comércios começaram a atender presencialmente, nós fomos orientados pelo jurídico da loja em abrir as portas e atender com capacidade máxima de 30%.

Estamos nesse abre e fecha, porque todos estão perdidos nesses decretos, é do Governo Federal, Estadual e Municipal, então não sabemos quem e como seguir. Gostaríamos que a Prefeitura fosse mais objetiva em relação às restrições”, disse uma funcionária.

Este trecho está inserido no contexto do decreto que fala sobre serviços essenciais.

Essa informação de que o comércio poderá funcionar com 30% da capacidade, diz respeito ao comércio dos serviços considerados essenciais.

Acontece que pessoas recortaram esse trecho e espalharam em redes sociais, gerando dúvida.

Portanto, os serviços essenciais é que podem funcionar com 30% da capacidade, exceto supermercados, mercados e congêneres.

No artigo 13, é que há a definição do que os serviços não essenciais poderão fazer.

Atividades comerciais que não se encaixam no disposto do decreto, deverão ficar de portas fechadas entre 27 de março e 5 de abril, trabalhando apenas nos modos drive-thru e delivery.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 29 de março de 2021 às 21:35:16