https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/03/FILA-DA-VACINA-COVID-CUIABA-1-696x464-1.jpeg

AGLOMERAÇÃO

Centro de vacinação é palco de filas gigantescas e congestionamento

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Ednilson Aguiar

O Centro de eventos do Pantanal é o único polo de vacinação municipal em Cuiabá, diante disso, muitas vezes o local está recheado com aglomerações daqueles que pretendem garantir a imunização contra a Covid-19. Nesse sentido, durante a manhã desta quarta-feira (31), o cenário piorou, uma vez que além de filas intermináveis para a vacinação, o local também contemplava uma série de veículos enfileirados, já que a prefeitura lançou o sistema de drive thru para a imunização da segunda dose dos idosos acima de 80 anos, no entanto, a ideia não foi tão bem planejada assim.

Acontece que diante de vídeos e imagens é notório que pessoas já em idade avançada somam-se a mais idosos em filas intermináveis no centro de vacinação, além disso, a terceira idade enfrenta o sol cuiabano por um longo período até que seja atendida. Será que não seria necessário que a prefeitura da capital disponibilizasse mais centros de imunização para a população não se aglomerar enquanto espera por atendimento e ainda, ter um pouco mais de conforto no local? Conforme explicações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a decisão de concentrar a vacinação em apenas um local se deve às quantidades de vacinas recebidas, que até o momento, são consideradas poucas para descentralizar.

Além disso, como afirma a a Secretária de Saúde do município, o sistema Drive Thru instaurado nesta quarta foi incentivado como um meio de “acelerar o processo”, pois a Secretária Ozenira Félix e o chefe do executivo de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) acreditavam que essa seria uma saída para descongestionar e facilitar a imunização. Todavia, a ideia não foi tão bem elaborada, na medida em que o centro de vacinação continuou não somente saturado de pessoas, como também de veículos.

OUTRO LADO

Conforme a Secretaria de Saúde, a estrutura da vacinação é bem grande e demanda pessoal, estrutura física, câmara fria e segurança. Dessa forma, pondera que abrir mais estruturas como essa com poucas doses, gera um risco de acabar as doses e esses locais ficarem ociosos. “No Plano Municipal de Imunização está previsto a abertura de mais 3 polos de vacinação, um em cada regional, mas isso está atrelado ao recebimento de um número expressivo de doses”, observou a assessoria ao sanar essa dúvida num grupo de jornalistas.

Veja nota da Secretaria de Saúde:

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informa que para esta quarta-feira (31) foram agendadas cerca 150 pessoas por hora para serem vacinadas no polo de vacinação, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal. No entanto, muitas pessoas comparecem com muita antecedência, provocando a fila de carros observada nesta manhã. Diante disso, a SMS passou a realizar a vacinação por drive-thru para vacinação da segunda dose dos idosos acima de 80 anos de idade, visando acelerar o processo.

Oportuno esclarecer que agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana se deslocaram para região da Miguel Sutil para controlar o tráfego.

Assista o vídeo:

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 31 de março de 2021 às 19:11:44
  • 31 de março de 2021 às 18:49:46