https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/e893188d2d04f458a3200f39f381de9e.jpg

COMBATE A PANDEMIA

Emanuel relata possível indicativo de queda nos índices de Covid-19

DA REDAÇÃO / LUIZA VIEIRA
[email protected]

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), revelou que a capital mato-grossense vem apresentando indicativos de redução no número de casos de cidadãos afetados pelo novo Coronavírus. Entrevistado pela rádio “Jovem Pan”, na manhã de terça-feira (06), o gestor revelou que de acordo com a análise de dados de seu comitê e equipe técnica da Secretária Municipal de Saúde, sua perspectiva é de que a capital cuiabana vem ganhando ares de estabilidade nesta semana.

Estabilidade, começamos a queda essa semana, mais acentuada inclusive. O indicativo de queda já vem da semana passada estamos em estabilidade e começamos a queda mais acentuada um pouco“, assim Emanuel definiu o começo de abril em relação ao número de infectados.

Em relação aos novos casos confirmados, Cuiabá caiu 16 pontos em relação as últimas semanas, que, por exemplo, tinham 461 casos por dia e nesta, tiveram 368, na média semanal. Isso vai refletir lá na frente, contextualizou o gestor.

Sobre sua equipe de gestores que o orientam e que visam buscar soluções para as entraves sofridas pelo município, Pinheiro destaca “Eu tenho dados técnicos, eu sei distinguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do comitê municipal de enfrentamento à Covid-19, a gente monitora diariamente o comportamento do vírus em Cuiabá, com dados oficiais, não é chutômetro. Toda a segunda-feira, oito da manhã, eu me reúno com minha equipe técnica para analisar o comportamento do vírus. Há três semanas o vírus em Cuiabá tem um comportamento estável e começou a inclinar com queda descendente, demonstrando que Cuiabá está no caminho certo“, conta o prefeito.

Mesmo diante da situação que de acordo com o gestor do município é de aparente melhora, ele recorda que o vírus ainda não foi ceifado, há ainda o grande risco e é de indispensável valor que a população se mantenha consciente e seguindo as orientações de biossegurança.

Acabou a pandemia? Podemos todos voltar a vida normal? É claro que não! A pandemia ainda não acabou, ainda temos um caminho longo a ser seguido para podermos vencê-la e evitar uma terceira onda. Mas trabalhando obedecendo às medidas de biossegurança, usando a máscara, álcool gel e não aglomerar, para quem realmente precisa trabalhar é a melhor forma de combater a Covid-19“, relata o Emedebista.

O Prefeito ainda contou que a capital mato-grossense auxilia todo o estado no tratamento e cura da Covid e ressalta também, sua boa gestão.

A média estadual, o tanto de casos confirmados, como de casos na fila de espera para um leito de UTI ou que já estão internados a média é sempre de 75% do interior do estado e 25% de Cuiabá. Ontem mesmo, nós tínhamos 80 pessoas na fila para UTI, 21% era de Cuiabá, isso mostra a eficácia da prefeitura e a desestrutura do interior do estado, para enfrentar a Covid-19. Cuiabá além de proteger os cuiabanos, foi a tábua de salvação da maioria esmagadora dos nossos irmãos, municípios de todo o Mato Grosso, que aqui foram tratados e aqui, graças a Deus, sua maioria tiveram suas vidas salvas“, finaliza Emanuel.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 6 de abril de 2021 às 20:04:23
  • 6 de abril de 2021 às 18:54:09