https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/dd675fe3253ab111d0b1a43f0861e5b9-1.jpg

RACISMO ESCANCARADO

Haitianos sofrem agressão verbal e xenofobia em ônibus na capital

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Haitianos são vítimas de xingamentos, racismo e completa xenofobia em transporte público de Cuiabá, um dos passageiros se incomodou com a presença dos estrangeiros no veículo e por isso, os agrediu verbalmente, enquanto as vítimas não esboçaram reação.

A série de ofensas foi gravada e ganhou muitas visualizações nas redes sociais, o crime ocorreu durante a noite de segunda-feira (8).

Na filmagem, um homem aparece sentado em um banco logo atrás da porta do meio do veículo. Ele xinga uma pessoa que está acomodada no assento do lado oposto do corredor.

A vítima não reage, na gravação só se ouve os ataques do criminoso.

Ele diz “haitiano filho da p…, do cara…”, quando outro homem entra, passando pela roleta do transporte, ele questiona: “haitiano? Haitiano também” e segue com as ofensas. Em seguida fala “tem que matar tudo esses pretos do Cara…”.Parte do discurso racista não é audível, pois o barulho do ônibus atrapalha a fluidez do áudio.

O vídeo teve centenas de comentários e compartilhamentos nas redes. O fato questionado pelos internautas era: Por que o motorista não expulsou o passageiro? Ou ainda, como os outros passageiros não questionaram, ou se posicionaram diante da situação e não chamaram a polícia?

O criminoso não foi identificado ou preso até a manhã desta terça-feira (13).

O racismo é crime previsto na Lei 7.716 e atinge a coletividade no que se refere a cor, raça. Injuria racial e xenofobia são tratados no artigo 140, do Código Penal, e consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. A pena é de 1 a 5 anos de prisão.

Quem sofrer ou presenciar ataques de tal natureza deve denunciar à Polícia Civil pelo telefone 197 ou comparecer à uma delegacia. No caso citado na matéria, a Polícia Militar também pode ser chamada via 190 e já proceder a prisão em flagrante do acusado.

Assista o vídeo:

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO