https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/mapa-brasil.jpg

RANKING MUNDIAL

Brasil cai quatro posições em liberdade de imprensa e fica em zona vermelha

Reprodução

O Brasil caiu quatro posições e ficou em 111º lugar no ranking mundial da Liberdade de Imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras, divulgado nesta terça-feira (20).

O país entrou em uma zona vermelha do ranking, ou seja, para a organização, a situação da imprensa no país é difícil.

O texto de apresentação do ranking descreve o ambiente para o trabalho dos jornalistas como tóxico desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o poder, em 2019 (naquele ano, o país já havia caído duas posições no ranking).

“Insultos, estigmatização e orquestração de humilhações públicas de jornalistas se tornaram a marca registrada do presidente, sua família e sua entourage”, afirma o texto.

Para a organização, os ataques ficaram mais intensos com a pandemia de coronavírus –o presidente dissemina informações falsas e acusa a imprensa de ser a responsável pelo “caos no país”.

A Rede Globo entrou em contato com o Palácio do Planalto para ouvir uma manifestação do gabinete da presidência, mas até o momento não houve resposta.

O relatório cita o consórcio da imprensa formado para dar transparência a dados de Covid-19, do qual o G1 faz parte: “Diante das mentiras compulsivas do presidente e da falta de transparência do governo quanto à gestão sanitária, uma aliança inédita reunindo os principais meios de comunicação do país foi criada em junho de 2020, com o objetivo de obter informações diretamente de autoridades locais nos 26 estados do país e no Distrito Federal, para elaborar e comunicar seus próprios boletins”.

A Noruega é o país onde há mais liberdade de imprensa pelo quinto ano consecutivo. Em segundo, ficou a Finlândia.

Os Estados Unidos ficaram em 44º —no último ano do mandato de Donald Trump, houve um número recorde de agressões (cerca de 400) e prisões de jornalistas (130), de acordo com o US Press Freedom Tracker.

Veja os principais colocados no ranking:

Primeiros lugares do Ranking de Liberdade de Imprensa

Posição País
1 Noruega
2 Finlândia
3 Suécia
4 Dinamarca
5 Costa Rica

Veja qual a colocação do Brasil e quais são os países próximo

Posição do Brasil no Ranking de Liberdade de Imprensa

Posição País
109 Guiné
110 Bolívia
111 Brasil
112 Bulgária
113 Indonésia

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de abril de 2021 às 14:16:20