https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Screenshot_5-1.png

PCR

Fila de caminhões na fronteira com Argentina continua com exigência de teste de Covid

A Argentina continua exigindo que caminhoneiros vindos do Brasil apresentem resultado negativo em teste RT-PCR para detectar a Covid-19, feitos nas últimas 72 horas antes do ingresso no país. Com isso, segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos e Bens de Uruguaiana (Sindicam), Paulo Dutra, cerca de 700 veículos estão parados na aduana de Uruguaiana (RS).

O auditor-Fiscal e chefe da unidade da Receita Federal em Uruguaiana (RS), Claudio Montano, confirmou que ainda há caminhões parados. “Temos 709 caminhões no pátio do Porto de Uruguaiana, sendo que 564 estão liberados e ainda não saíram”, diz.

Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) participou de diversas reuniões neste fim de semana com representantes da Prefeitura de Uruguaiana para falar sobre os protestos no acesso à Ponte Internacional de Uruguaiana – Paso de los Libres, que duraram até este domingo, 25. Caminhoneiros brasileiros cobram tratamento igualitário: ou o Brasil passa a exigir o teste ou a Argentina deixa de cobrá-lo.

A entidade defende que os protestos são “uma questão de saúde pública”, porque existe a possibilidade de motoristas estrangeiros infectados entrarem no Brasil e contribuírem com o aumento de casos no município. A ABTI chegou a propor à prefeitura a instalação de uma barreira sanitária no Terminal Aduaneiro, com a realização de testes rápidos, pelo menos até que a Argentina adote novas medidas de controle sanitário.

“A Secretaria Municipal de Saúde destacou a atual situação do município no enfrentamento da pandemia e as dificuldades encontradas pela baixa quantidade de profissionais disponíveis no sistema de saúde, por isso, caso fosse instalada a barreira sanitária no acesso à Ponte Internacional, as autoridades locais necessitariam de auxílio para o cumprimento do objetivo”, conta a ABTI.

Diante disso, a ABTI decidiu assumir os custos dos insumos para realizar os testes com os caminhoneiros da Argentina que entrarem no país pela fronteira de Uruguaiana. Os exames serão realizados até a próxima sexta-feira, 30, no Terminal Aduaneiro da BR-290. “Isso porque a alteração das exigências argentinas para ingresso no país iniciará em 1º de maio, com a testagem de todos os motoristas antes do ingresso, independentemente de sua nacionalidade”, diz a ABTI.

Com o acordo entre prefeitura e ABTI, os caminhoneiros concordaram em encerrar neste domingo, 25, o bloqueio no acesso ao terminal. Porém, segundo o caminhoneiro argentino Arnaldo Verón, que acompanha a mobilização do outro lado da fronteira, diz que está tudo parado em Passo de Los Libres na manhã desta segunda-feira, 26. “Sem novidades”, diz ao Canal Rural.

Na semana passada, os motoristas argentinos protestaram em apoio aos colegas brasileiros. Para eles, o teste não deve ser exigido de nenhum dos lados.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *