https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Governo-discute-medidas-de-fortalecimento-dos-consorcios-intermunicipais-com-a-rede-nacional-3.jpg

REDE MACIONAL

Governo discute medidas de fortalecimento dos consórcios intermunicipais

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Michel Alvim - SECOM/MT

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Paulo Banazeski, participaram nesta terça-feira (28.04) de uma reunião com o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, para discutir medidas de fortalecimento dos consórcios de desenvolvimento regional de Mato Grosso.

Novas medidas para o setor da educação também foram avaliadas. O foco é assegurar investimentos e recursos que possam auxiliar no desenvolvimento dos municípios, assim como a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Atualmente, Mato Grosso tem 15 consórcios, 14 ativos.

“Estamos conversando principalmente a questão da alfabetização, que há um grande prejuízo por conta da pandemia – como podemos trabalhar em regime de colaboração com os municípios. A experiência das boas práticas e boas evidências a nível de Brasil será muito importante”, afirmou Alan Porto.

Por videoconferência, o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, sugeriu as áreas iniciais a serem trabalhadas.

“Educação, meio ambiente e agricultura são três focos fundamentais e, claro o que pudermos articular junto ao Ministério da Saúde em relação a recursos e envio de equipamentos será muito válido. Tratamos isso direto com as secretarias executivas dos ministérios”, explicou o presidente.

Os consórcios intermunicipais surgiram como forma de superar e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas para os municípios.

“O trabalho cooperativo traz o desenvolvimento do Estado como um todo. Somos um Estado muito rico, com crescimento econômico fantástico, mas ainda com municípios que apresentam dificuldades. Nosso objetivo é fazer com que as ações e investimentos sejam priorizados através dos consórcios”, concluiu o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor da Sedec, Celso Banazeski.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 29 de abril de 2021 às 11:27:43
  • 28 de abril de 2021 às 21:20:32