https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/passando-a-limpo.png

ASSISTA O VÍDEO

Agnelo passa a limpo o projeto Incluiabá com secretários adjuntos

DA REDAÇÃO / LUIZA VIEIRA
[email protected]

O Passando a Limpo desta segunda-feira (3), estava recheado de bate-papos, o apresentador Agnelo Corbelino recebeu em seu programa a cientista política e secretária adjunta dos Direitos Humanos em Cuiabá Cristiane Fonseca, o também secretário adjunto pela capital, mas pela pasta de Pessoa com Deficiência, Rubinho da Guia e para fechar com chave de ouro, o deputado Federal Emanuelzinho (PTB).

O assunto da vez é o projeto idealizado por Emanuel Pinheiro (MDB) e Márcia Pinheiro frente a Prefeitura, que com um trocadilho no nome, o “Incluiabá”, vem despertando olhares cada vez mais acessíveis e empáticos através de políticas públicas.

Esse é um projeto pioneiro, nós não temos hoje no Brasil, nenhum projeto que tenha a inclusão social efetiva para uma diversidade de grupos muito grande como nós temos aqui hoje. Quando a gente dialoga com os grupos sociais, seja da pessoa com deficiência, seja da população LGBTQIA+, seja da população negra, da população de mulheres, a gente percebe que mesmo que as pautas sejam distintas há um ponto em comum que é a dificuldade de entrada no mercado de trabalho“, destacou Cristiane já que os primeiros selecionados pelo projeto de inclusão, já estavam em seu 1º dia de trabalho frente ao palácio Alencastro nesta segunda-feira (3).

Já Rubinho, o qual é cadeirante, exemplifica sua luta diária e elucida as melhorias que Cuiabá vem sofrendo quanto a acessibilidade, todavia, admite que ainda há muito o que fazer: “Sempre lutei para ser o mais independente possível, e aí tem as questões da acessibilidade e do caminhar e tal. Mas graças a Deus a gente já avançou muito nesse quesito aí, de acessibilidade dentro de Cuiabá e olha que eu sempre fui ativo nessas questões sempre defendia nossa acessibilidade, claro que ainda há muito o que se fazer“, aponta o secretário adjunto.

Além disso, Cristiane destaca que o projeto está apenas em seu começo, tratando-se de um piloto que terá uma segunda fase podendo se expandir, chegando até outras capitais brasileiras: “A gente está construindo já um segundo projeto que é o “selo Incluiabá”, que a priori nós temos já a chancela da prefeitura de Cuiabá, do Ministério Público (…) e estamos dialogando com a Organização das Nações Unidas (ONU) que se fez presente na nossa atividade” afirmou ela.

O deputado federal Emanuelzinho também comentou sobre o projeto: “Eu como ser humano busco trazer isso para a minha atuação parlamentar, tenho a visão de que muitas vezes as ciências sociais dão voz a muita gente que gritam mais alto, muitas vezes aqueles que por um motivo ou por outro estão marginalizados no mercado de trabalho, ou até mesmo com a sociedade, eles se sentem acoados, e a função justamente do poder público é fazer com que elas tenham voz a partir de políticas públicas. Esse projeto “Incluiabá” baseado no trabalho da prefeitura, (…) tá trazendo esse projeto para a vida real, tirando do papel do discurso, da tribuna, trazendo a realidade do cidadão“, disse Emanuelzinho.

Assista a entrevista completa:

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 4 de maio de 2021 às 21:39:46