https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/cavalaria.png

PASSANDO A LIMPO

Agnelo e Tenente Rocha batem um papo sobre Policiamento Montado

DA REDAÇÃO / LUIZA VIEIRA
[email protected]

O apresentador Agnelo Corbelino recebeu no “Passando a Limpo” desta quarta-feira (6), o comandante do Regimento de Policiamento Montado (RTMON), Tenente Coronel Rocha. Âncora e entrevistado discutiram sobre este esquadrão frente à capital mato-grossense, entre os assuntos, o sucesso nas operações, o funcionamento do segmento montado e até ações sociais.

Diante das operações bem sucedidas contra o crime organizado e o tráfico de drogas, Rocha destacou o trabalho de inteligência da cavalaria para obter bons resultados:

A Polícia Militar através da cavalaria tem intensificado seu trabalho de combate ao crime organizado. Somente nesse primeiro semestre, já foram apreendidos mais de 170 quilos de entorpecentes. Foram mais de 120 pessoas presas conduzidas à delegacia, mais de 30 ocorrências de tráfico de drogas, flagrantes desse crime que tanto assola a sociedade, que tanto mal promove no meu da comunidade. Realmente, a cavalaria vem intensificando esse trabalho de combate ao crime através do emprego de inteligência“, pontua o militar.

O tenente contou relatos da origem do grupo montado, além de especificar a disposição de militares em cada município em que há esse segmento de policiamento: “A cavalaria inclusive foi criada para cobrir um grande evento, completou agora 10 anos e foi criada para atender as necessidades da FIFA, para a Copa do Mundo em Cuiabá. Nós temos 62 policiais militares que fazem o policiamento montado aqui (Cuiabá) e atende a operações em todo o Estado, interior, no sul, no oeste do estado de Mato grosso e também na cidade de Nova Mutum existem 20 policiais montados da cavalaria que também realizam esse processo de policiamento“, disse ele.

Corbelino questionou como a população reage diante da cavalaria, a qual era geralmente convocada apenas para eventos, dispersões e até solenidades, mas que hoje está viva no dia a dia: “A estranheza positiva proporcionada pelo cavalo, pelo policiamento montado, é muito interessante. Em operações de controle de distúrbios, em manifestações que podem evoluir para algum tipo de alteração mais grave da ordem. Fortalece a filosofia de polícia comunitária. O cavalo é um animal muito simpático, gera uma aproximação, famílias, crianças, comunidade e Polícia Militar e isso proporciona um resultado muito bom até para a operacionalidade que a cavalaria tem tido“, declarou o comandante.

Por fim, o militar ressaltou também a importância da cavalaria em projetos sociais: “Temos hoje o projeto social de Equoterapia que é voltado para pessoas com necessidades especiais e que precisam receber vários estímulos para o seu desenvolvimento, então é um trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogos, fisioterapeutas, que promovem todo um estudo para os praticantes.”

Assista a entrevista completa:

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO