https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/produto-organico.jpg

AGROTÓXICOS

ICV e campanha para produtores com propriedades contaminadas

Mateus Pereira / GOVBA

O Instituto Centro Vida (ICV) criou uma campanha para ajudar pequenos produtores que tiveram as plantações atingidas por agrotóxicos em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá. Os produtos prejudicaram o desenvolvimento de hortaliças, frutas e café. Ao todo, são cerca de 11 propriedades atingidas no município.

De acordo com o ICV, houve uma pulverização aérea do agrotóxico 2,4-D nos últimos anos, que atingiu as hortas dos pequenos produtores. Os trabalhadores fazem parte da agricultura familiar da cidade e adotaram um processo sustentável, com produtos orgânicos, nas plantações.

Os agricultores vendem pela Cooperativa de Hortifrutigranjeiros (Coopervila), que suspendeu as vendas de alimentos produzidos na região afetada.

A cooperativa produz, aproximadamente, nove toneladas de alimentos que abastecem hospitais, escolas e mercados de Paranaíta e outros municípios.

A campanha ‘Feira Solidária Pela Família Rural’ tem o objetivo de gerar uma renda até que esses produtores possam vender os alimentos novamente.

Segundo o ICV, o agrotóxico 2,4-D é um veneno utilizado na ‘Guerra do Vietnã’ e gera riscos à saúde. Os produtores estão fazendo uma campanha para que o produto seja proibido no Brasil. O agrotóxico pode provocar coceiras na pele, ânsia de vômito e dores de cabeça.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 10 de maio de 2021 às 19:16:57