https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/17-Juiz-trabalhando.jpg

TRABALHO

TRT mantém condenação da Votorantim para quitar verbas de terceirizados

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

Os prejuízos causados aos trabalhadores de uma terceirizada são também de responsabilidade da empresa que se beneficiou dos serviços. Com esse entendimento, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) manteve a Votorantim como responsável subsidiária pelo pagamento de horas extras e salários dos empregados da Escavasul Construções. Com a decisão, a tomadora dos serviços terá de arcar com os valores, caso a empregadora dos trabalhadores não quite a dívida trabalhista.

A responsabilidade da tomadora dos serviços foi confirmada pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) ao julgar recurso apresentado pela Votorantim contra sentença proferida na 7ª Vara do Trabalho de Cuiabá.

O caso teve início por meio de uma ação civil coletiva proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Mato Grosso (Sintecomp) em nome de 48 ex-empregados da terceirizada. A ação visava o pagamento de salários atrasados e horas extras pelo tempo que os trabalhadores gastavam diariamente no trajeto até a fábrica. O sindicato requereu que a tomadora de serviço fosse reconhecida como responsável subsidiária e, assim, arcasse com os débitos na falta de quitação pelo devedor principal.

A sentença concluiu que o tempo gasto no ônibus fornecido pela prestadora de serviços, para percorrer os 12km de estrada vicinal que separam a rodovia até a fábrica da empresa tomadora, no distrito de Aguaçu, localidade do município de Cuiabá não servido por transporte público, configura jornada in itinere e, portanto, integra o expediente de trabalho.

A empresa chegou a argumentar que as horas in itinere sofreram modificação com a reforma trabalhista de 2017, mas a decisão levou em conta que os vínculos de emprego dos trabalhadores ocorreram antes da mudança da legislação.

Condenada subsidiariamente, a Votorantim recorreu ao Tribunal sustentando que se tratava de um contrato de terceirização lícita de atividade-meio, de modo que não poderia ser responsabilizada por débitos da empresa contratada.

O argumento não foi aceito pela 2ª Turma, que acompanhou por unanimidade o relator Roberto Benatar. “A terceirização traz como consequência, mesmo quando praticada de forma plenamente lícita e válida, quer na atividade-meio, quer na atividade-fim da empresa, que o tomador dos serviços responde de forma subsidiária em relação às obrigações trabalhistas inadimplidas”, explicou o desembargador, apontando a jurisprudência já pacificada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) na súmula 331.

O relator lembrou ainda que, em se tratando de empresas privadas, a responsabilidade subsidiária independe de culpa do tomador na fiscalização ou escolha do prestador de serviços, uma vez que o requisito da conduta culposa só se aplica às contratações do Poder Público, como prevê a Lei de Licitações (8.666/93) e a própria súmula 331 do TST.

Desse modo, a 2ª Turma confirmou a condenação à empresa tomadora de serviços, de forma subsidiária, pelas verbas trabalhistas, incluindo as horas in itinere e seus reflexos nas férias, 13º salário, FGTS e aviso prévio.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 11 de maio de 2021 às 11:52:36
  • 11 de maio de 2021 às 11:52:01