https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/9c7a722e0021acfb34938496905a67fe.jpg

RECONHECIMENTO

Autoridades elogiam e destacam importância do viaduto Murilo Domingos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Todas as autoridades presentes na inauguração do viaduto Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, na noite desta segunda-feira (10), foram unânimes em destacar a qualidade e importância da obra entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro, bem como a justa homenagem ao político que marcou a história da cidade vizinha, Várzea Grande, separada da Capital apenas pelo rio Cuiabá.

O mais emocionado foi o irmão de Murilo Domingos, Toninho Domingos, que em nome de toda a família, disse que eles não têm palavras para agradecer a homenagem. “Primeiro, por você estar sendo um prefeito diferente. Você está sendo um prefeito de obras de primeiro mundo, que está fazendo obras pra eternidade e que engrandecem o nosso estado de Mato Grosso”, disse para Pinheiro.

Segundo o irmão do homenageado, o viaduto tem tudo a ver com o político (já falecido). “Primeiro porque está pertinho da entrada de Várzea Grande e segundo, está às margens do rio Cuiabá”.

O senador Wellington Fagundes observou que a obra é de qualidade e de extrema importância para a cidade. “Esse aqui é um ato em que você está consolidando ainda mais uma excelente gestão. Uma obra extremamente importante de planejamento, uma obra que não é de um dia pro outro, é feito todo um estudo para que ela aconteça. Então, é gestão. E a forma de fazer política, em que você vem aqui e homenageia uma das pessoas mais queridas do Estado, o meu amigo Murilo Domingos”, destacou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi, a obra do viaduto se destaca por ter sido feita com agilidade e que, mais do que facilitar o trânsito, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Você está oferecendo qualidade de vida aos professores das universidades, que chegarão mais cedo em suas casas para descansar. Você está oferecendo qualidade de vida aos alunos que trabalham e estudam aqui e também poderão sair mais tarde de suas casas para chegar à universidade. Você está oferecendo qualidade de vida aos várzea-grandenses que vem para Cuiabá trabalhar, estudar e passam diariamente aqui”, elencou o parlamentar.

De acordo com o ex-senador Júlio Campos, mesmo quem é crítico, reconhece a boa gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em relação à infraestrutura. “Quantas obras grandes! Hospital HMC, viadutos, pavimentação asfáltica nos bairros… Ele tem que ser reconhecido como um bom prefeito!”, enfatizou.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, classificou a obra como “imponente e magnífica” e fez questão de evidenciar o trabalho desenvolvido pelo ex e pelo atual secretário de Obras Públicas, respectivamente, Vanderlúcio Rodrigues e José Roberto Stopa. “Dois tratores que deram tudo oque podiam para que essa obra pudesse facilitar a vida de cuiabanos, cuiabanas e várzea-grandenses”, afirmou.

O deputado federal também valorizou o trabalho do prefeito Emanuel Pinheiro, a quem elogiou por ser alguém com a “vocação de quem faz por senso de dever”. “Nós sabemos as dificuldades que a população passa. E pra que essas dificuldades sejam superadas, o gestor também precisa passar por muitas dificuldades: noites em claro, fiscalização, problema na obra, problema burocrático. Para uma obra dessa ser entregue, eu sou testemunha das dificuldades que se tem. E é somente para os vocacionados, para aqueles que cumprem o dever que o destino lhe trouxe que uma cidade pode avançar na velocidade com que Cuiabá tem avançado nos últimos quatro anos”, asseverou.

Quem também lembrou as origens da grandiosa obra de mobilidade foi o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho. “Quero saudar quase todos os ex-vereadores da legislatura passada porque essa obra tem a digital da Câmara de Cuiabá. Foi uma mensagem do prefeito que chegou até a Câmara e a Câmara autorizou esse belo projeto, que desafoga o trânsito desta região”.

Ainda segundo o vereador, “tem sido a marca registrada do prefeito Emanuel Pinheiro fazer grandes obras”. Ele acredita ainda que além da função de desafogar o trânsito, o local se tornou um cartão postal para a Capital de Mato Grosso.

Quem também marcou presença na cerimônia de inauguração do viaduto Murilo Domingos foi o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, para quem a obra é de suma importância para as duas cidades. “É uma obra que ajuda não só Cuiabá, mas Várzea Grande também porque as duas cidades se comunicam […] Quero parabenizar o senhor, à toda sua equipe, todos os secretários municipais, os colaboradores da Prefeitura, com quem o senhor faz um trabalho bem feito”, disse ao gestor da Capital.

Prefeito lembra trajetória

Em seu discurso, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou a história de Murilo Domingos, que foi um dos primeiros políticos de Mato Grosso a levantar a bandeira do meio ambiente e de defesa do rio Cuiabá, com a campanha “Salve o Peixe, Salve o Rio”. “Murilo era um homem extraordinário! Poucos tinham aquela humildade e o carisma”, disse. Pinheiro também lembrou que o homem público veio com sua família do estado de São Paulo e aqui em Mato Grosso tornou-se um grande empresário e político. “É impossível falar do desenvolvimento econômico do nosso estado e esse desenvolvimento econômico não colocar à frente a família Domingos”.

O gestor também agradeceu a todo o secretariado, tanto da primeira como da atual gestão. “Começo com a Secretaria de Planejamento, na figura do secretário Zito Adrien e do superintendente do IPDU, Márcio Puga. Assim que eu ganhei o primeiro mandato, fui atrás dos projetos que os meus antecessores, por algum motivo ou por algum percalço, não conseguiram tirar do papel e qual daqueles projetos eram desenhos que eu queria transformar de sonhos em realidade. Eu queria transformar um concreto armado se unindo no vazio da beira do rio Ciuiabá para transformar num viaduto, numa ação que pudesse contemplar a população cuiabana. Começou ali essa jornada de escrevermos um projeto desafiador e extraordinário. Chamei o meu grande companheiro, hoje secretário de Mobilidade e até então secretário de Meio Ambiente, Juarez Samaniego e o então secretário de Obras, Vanderlúcio Rodrigues e dei o desafio. […] Juarez e Vanderlúcio foram gigantes. Juarez desempenhou-se no projeto. Vanderlúcio assessorou o projeto e desempenhou-se na realização dessas duas obras. Eu não posso deixar de reconhecer o papel extraordinário desses dois auxiliares. Depois veio outro trator: José Roberto Stopa. Para aumentar os desafios, levei o Stopa para Secretaria de Obras e Vanderlúcio para a Limpurb. Estão sendo um sucesso absoluto! Cuiabá não para! Cuiabá não pode parar! As obras estão acontecendo e Stopa deu sequência, pegou o bastão do Vanderlúcio e cumpriu rigorosamente as etapas que faltavam”, relembrou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *