https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/09/paccola.jpg

CPI

Paccola diz que Controladoria está fazendo relação de medicamentos vencidos

DA REDAÇÃO/ GABRIEL RODRIGUES/ DO LOCAL - LEONARDO MAURO
[email protected]

O vereador Tenente Coronel Paccola (Cidadania), afirmou nesta quarta-feira (12), que Controladoria-geral do Município de Cuiabá está realizando uma relação individual dos medicamentos vencidos que estavam sendo armazenados no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).

“O que houve foi uma movimentação por parte da Controladoria, que está lá fazendo a relação individual de cada medicamento, quantidade e verificando com a previsão sistêmica de descarte”, disse ele. 

O parlamentar ainda reiterou que todos os medicamentos que foram encontrados vencidos não foram retirados do local, pois seguem aguardando todos os tramites de apuração: “A área que estão os medicamentos vencidos continuam isoladas no mesmo local que estavam quando nós viemos”.

LEIA: Secretária diz que CPI dos medicamentos vencidos será boa não só para gestão atual

Paccola destacou a importância de uma atuação imparcial, para que posso haver uma checagem in loco, para que de fato tenham uma noção real da quantia de medicamentos no local.

“Nós fizemos questão de vir aqui, eu até agradeço a iniciativa do presidente [da comissão] de vir ao local onde iniciou a denúncia, eles não estavam aqui no dia e essa atuação imparcial é importante, que eles também venham verificar in loco, para ter ciência do que é a quantidade que existe. Não tem como a gente negar que é uma quantidade que salta os olhos, para qualquer um que vir aqui”.

O CASO

Medicamentos vencidos para o tratamento da Covid-19 foram encontrados no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, nessa sexta-feira (23). A situação foi mostrada por um grupo de vereadores, que fez uma visita ao local.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que assim que assumiu a pasta, em outubro de 2020, a secretária Ozenira Félix determinou a apuração do caso.

O local é usado pela Secretaria de Saúde para armazena esses materiais e organizar a distribuição para as unidades de saúde da capital.

LEIA: Medicamentos vencem em Centro de Distribuição em Cuiabá, denunciam vereadores

O grupo de vereadores foi até o local depois que o vereador Diego Guimarães recebeu uma denúncia de que havia centenas de medicamentos vencidos no local. Os vereadores Maysa Leão Michelly Alencar e Marcos Pacola também foram até a unidade.

Maysa disse que, logo depois que identificaram a situação, eles chamaram a Delegacia de Combate a Corrupção para apurar a situação. “Não dá para aceitar que medicamentos como amoxicilina (antibiótico que tem sido usado para enfrentar as infecções por bactéria, em muitos pacientes com Covid), Ibuprofeno (medicamento que trata dor, febre e inflamação, muito usado nos pacientes com Covid), Ritalina, anestésicos, dipirona, paracetamol, mais uma infinidade e até leite em pó. Centenas de medicamentos, em processo de descarte”, diz, em sua rede social.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 13 de maio de 2021 às 12:22:21
  • 12 de maio de 2021 às 17:59:01