https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/WhatsApp-Image-2021-05-12-at-16.56.31.jpeg

COMBATE AO CRIME

PL de Max, que garante segurança aos transportadores de cargas, vai a sanção

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O Projeto de Lei Complementar nº 11/2019, que atribui investigação de furto ou roubo de bancos, caixas eletrônicos, defensivos agrícolas e cargas transportadas em vias terrestres, fluviais ou aéreas à Divisão de Investigações Especiais da Polícia Civil, foi aprovado no Parlamento, em segunda votação, nesta quarta-feira (12). A proposta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), atende ao pedido Sindicato de Empresas de Transportes e Cargas de Mato Grosso (Sindmat), e segue para a sanção governamental.

Max Russi disse que fará uma conversa, junto ao Governo do Estado, para reforçar a importância de sancionar a nova medida. “Acredito na sensibilidade do Governo do Estado, para que esse projeto seja sancionado e assim possa dar efetividade nas investigações de roubos de cargas”, avalia.

Quem está otimista é o presidente Sindmat, Eleus Vieira de Amorim.
Ele acredita que a aprovação da Lei trará mais tranquilidade e segurança aos motoristas.

“A aprovação dessa Lei é a aprovação do salvamento de vidas. É o transportador que leva o medicamento, o alimento em época de pandemia e nunca parou. No entanto, a bandidagem continua roubando. Roubo de carga é crime organizado e precisa ser combatido”, defende.

Em 2019, o deputado Max Russi sugeriu a criação de políticas integradas de segurança pública nas rodovias federais e estaduais de Mato Grosso, em cooperação entre as forças policiais do Estado e da União, no combate ao roubo de cargas e caminhões.

Na época, a Indicação nº 1372/2019, apresentada a Casa de Leis pelo parlamentar, foi encaminhada a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

A intenção é de Max é reforçar o combate a esse tipo de delito, assim como desarticular o “modus operandi” dos criminosos, por meio da instrumentalização de operações entre as policiais, tendo como base o compartilhamento de dados e a cooperação mútua.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 13 de maio de 2021 às 12:23:47