https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/unnamed-1.jpg

CELEBRAÇÃO

Várzea Grande completa 154 anos com expansão urbana e geração de emprego

Prefeitura de Várzea Grande

Várzea Grande, o segundo maior município do estado, completa 154 anos, neste sábado (15). Com um crescimento populacional de 13,8,% desde o último censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a cidade teve um expansão urbana com a construção de novos imóveis e indústrias.

Há cerca de quatro anos, o setor de condomínios cresceu na cidade. De acordo com dados de construtoras instaladas em Várzea Grande, foram construídos cerca de 20 condomínios nos últimos anos. Os investimentos resultaram na entrega de pelo menos 13 mil apartamentos.

Já em vias públicas, estima-se que há mais de 60 mil casas construídas.

Considerada a ‘Cidade Industrial’, o setor de indústrias é um dos que mais contribui para a economia, gerando renda de cerca de R$ 275 milhões ao ano.

De acordo com o levantamento do Observatório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Várzea Grande possui 733 estabelecimentos industriais, que empregam 12.640 pessoas.

De todas as empresas instaladas no município, 16,81% são do segmento industrial, e os funcionários do setor equivalem a 13,56% de todos os empregados na cidade.

As cinco principais atividades industrias em Várzea Grande são:

  • Frigorífico
  • Fabricação de refrigerantes
  • Construção de edifícios
  • Construção civil em geral
  • Coleta de resíduos não perigosos

De janeiro a maio deste ano, 22 novas indústrias se instalaram no município.

População ocupada

A estimativa populacional do IBGE, realizada no ano passado, aponta que o município tem 287.526 habitantes. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de cerca de 19%. Ou seja, apenas 54,6 mil pessoas possuem trabalho formal.

Na comparação com os outros municípios do estado, Várzea Grande ocupava as posições 39 de 141. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 787 de 5570 e 1479 de 5570, respectivamente.

Em 2018, último levantamento divulgado pelo IBGE, o salário médio mensal na cidade era de 2,4 salários mínimos.

Projetos de expansão

Para os próximos anos, o plano é a construção do Novo Hospital e Pronto Socorro, o Parque Tecnológico e instalação de campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A prefeitura informou que o projeto do Novo Hospital e Pronto Socorro está sendo elaborado com base em emendas parlamentares e recursos próprios do município. Após concluído e entregue, em até três anos, o atual Hospital e Pronto Socorro Municipal, com quase 35 anos de existência, será transformado em Hospital Materno Infantil de Várzea Grande e Centro de Diagnóstico.

O investimento estimado é de R$ 100 milhões.

Já o Parque Tecnológico está sendo planejado pelo governo em parceria com o município, que tem executado algumas obras de infraestrutura. A previsão é entregá-lo em 2022. Localizado na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, a área total do Parque Tecnológico é de 16 hectares.

O projeto moderno, com estruturas metálicas, prevê a implantação de um centro de inovação, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisas, edifícios corporativos, estacionamento, parques, restaurantes e espaço para prestadoras de serviço.

Segundo a prefeitura, existe ainda o interesse de universidades de renome nacional instalar campus avançados caso o Parque Tecnológico esteja em funcionamento no próximo ano.

Para 2022, também está previsto a entrega dos campi da UFMT e da UNEMAT.

As obras estavam paradas desde 2016. A construção do campus em Várzea Grande foi anunciada em 2012, começaram em 2014 e a previsão de entrega era dois anos depois, mas a empresa alegou dificuldades técnicas e financeiras para dar continuidade ao projeto e uma nova licitação foi realizada.

Já em 2018, foi anunciada a retomada das obras de construção dos campi, com previsão de entrega para 2022.

Atualmente, outras 115 obras e ações estão em andamento na cidade nos setores de saúde, educação, água e esgoto, social, infraestrutura, segurança pública, cultura, esporte, lazer, segundo a prefeitura.

Desafios

Apesar da expansão urbana registrada nos últimos anos, Várzea Grande ainda enfrenta desafios com os problemas de saneamento básico. Dados do Instituto Trata Brasil apontam que 69,9% da população do município não possui acesso a esgoto, o que corresponde a cerca de 200 mil pessoas. Outras 6,9 mil (2,4%) não tem acesso a água.

Das 20 piores cidades no ranking do saneamento do Brasil, Várzea Grande está em 10° lugar na colocação de 2021.

De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), Várzea Grande tem o pior investimento da arrecadação no saneamento. Nos últimos 5 anos, é o único município brasileiro que não investiu na arrecadação.

O município coleta 9.460,00 por cada mil metros quadrados de esgoto. Desses, apenas 6.046,70 são tratados.

História da cidade

Pela proximidade com a capital, Várzea Grande possui cultura e costumes semelhantes e também nasceu da exploração do ouro, no século XVII.

A área onde atualmente é a ‘Cidade Industrial’, foi doada aos índios Guanás em 1832, por ato do Governo imperial, segundo consta no livro ‘Várzea Grande: História e Tradição’, do historiador e professor José Wilson Tavares.

Com o fim dos conflitos da Guerra do Paraguai, que durou seis anos – entre dezembro de 1864 e 1870 -, pessoas de várias partes, especialmente de Nossa Senhora do Livramento fixaram residência no pequeno povoado em ascensão. Surgiram então os primeiros comerciantes, aumentando o pequeno núcleo populacional.

Marcando a sua estratégia de posição de passagem e caminho que leva ao interior da província, em 1874, inaugura-se a primeira balsa, e iniciando à travessia entre Cuiabá e Várzea Grande, o que permitiu transportes de volumes e mercadorias daquele entreposto comercial para a capital.

A vocação industrial ganhou notável impulso. Inúmeras doações de áreas, incentivos fiscais de toda natureza, infraestrutura adequada permitiram a atração de grandes grupos financeiros.

Disseminou-se a industrialização, a Alameda Júlio Müller, antigo caminho de pescadores, ganhou ares de distrito industrial, instalou-se ali a empresa Sadia Oeste, grande geradora de divisas e empregos.

Nas proximidades cresceu o grande bairro Cristo Rei, o maior de Várzea Grande e celeiro da mão-de-obra local. A explosão da industrialização, ocorrida em quase todos os quadrantes do município estimulou o comércio, que ferve em toda a extensão da Avenida Couto Magalhães.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *