https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/bolsonaro-1.jpg

PESQUISA

Datafolha aponta 49% de apoio a impeachment de Jair Bolsonaro

Reuters

A parcela da população brasileira que apoia o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é de 49%, conforme pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (15/5). É a primeira vez que os favoráveis aparecem numericamente à frente dos contrários ao afastamento, que somam 46%.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, que divulgou a pesquisa, os índices representam um empate técnico dentro da margem de erro e praticamente se inverteram em relação a março deste ano, quando 50% afirmavam se opor ao impeachment, ante 46% que se declararam a favor.

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil entre terça-feira (11/5) e quarta (12/5). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Contrários

O Datafolha mostra que a oposição ao impeachment é maior em alguns segmentos que apoiam Bolsonaro em outros campos da pesquisa. A reprovação ao impeachment vai a 52% entre homens e no Sul do país. Também sobe para 60% entre entrevistados que dizem não ter medo do coronavírus, 57% entre evangélicos e 56% entre assalariados registrados.

Já o apoio ao afastamento cresce entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que procuram emprego (62%) e entrevistados que dizem ter muito medo do coronavírus (60%). Entre eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao afastamento salta para 74%.

Desgastes

Na série de pesquisas do Datafolha feitas desde abril de 2020, o impeachment chegou a ser rejeitado por 53% dos entrevistados em janeiro, ante 42% dos que apoiavam a cassação. O resultado agora ocorre em um momento em que o governo se vê desgastado em diferentes frentes diante dos reflexos da pandemia da Covid-19, que já matou mais de 430 mil brasileiros.

Pesquisas publicadas recentemente também seguem na mesma linha, como a que mostra Bolsonaro em desvantagem a Lula na corrida eleitoral de 2022 e a que indica avaliação negativa do governo bolsonarista.

O governo, inclusive, enfrenta desgastes também com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado que investiga ações relacionadas com a pandemia. Atualmente, existem vários pedidos de impeachment que foram apresentados ao Congresso Nacional a partir de diferentes origens. Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas/AL), decidir se dá ou não andamento a algum deles.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *