https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/indice.jpg

NO PAÍS

MT sobe 4 posições no ranking de participação da indústria da construção civil

Home Center Ferreira Costa/Divulgação

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que, em uma década, Mato Grosso teve um aumento na participação da indústria de construção civil no país. O estado concentra 2,19% de participação. O índice aumentou 0,7% ao longo de dez anos e Mato Grosso subiu quatro posições, saindo da 16ª para a 12ª.

Outro aumento foi nos Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP). O estado teve crescimento de 1,16% e subiu para o 15° lugar, também quatro posições acima da anterior.

O estudo aponta que ocorreu a descentralização da indústria brasileira, com redução da participação da região Sudeste no PIB industrial e um aumento na participação de outras regiões. A pesquisa compara os biênios 2007-2008 e 2017-2018.

De acordo com os dados, no setor da indústria de transformação, o estado permaneceu em 15º lugar durante os dez anos.

Com uma participação mínima na indústria extrativista, Mato Grosso teve aumento de 0,18% na participação e subiu duas posições no ranking, saindo do 18° lugar e indo para o 16°.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, essa diversificação regional é um movimento positivo, pois auxilia no desenvolvimento econômico de outros estados. Ele afirma que a indústria usualmente paga os melhores salários e fermenta indústrias menores dentro da mesma cadeia produtiva e alavanca os outros setores, como o de serviços.

Mesmo com o movimento de descentralização da indústria total – Extrativa, Transformação, Construção e serviços Industriais de Utilidade Pública – cerca de 80% da indústria brasileira estão concentradas no Sul e Sudeste do Brasil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 18 de maio de 2021 às 12:25:44