https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/a37avu7bjmcnkhz6smyr3qno7.jpg

OPERAÇÃO

Ministério do Meio Ambiente favoreceu contrabando de madeira ilegal, diz PF

Carolina Antunes/PR

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles , é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, 18, para busca e apreensão. A Operação Akuanduba investiga crimes contra a administração pública de agentes públicos e empresários madeireiros. Além de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando.

O  Supremo Tribunal Federal (STF) determinou 35 mandados de busca e apreensão são realizados em Brasília, São Paulo e no Pará, bem como o afastamento preventivo de dez agentes públicos em cargos de confiança do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente .

O STF também suspendeu um despacho de fevereiro de 2020 que contraria pareceres técnicos do  Ibama e permite a exportação de produtos florestais sem emissão de autorizações de exportação.

Mais de 8 mil cargas de madeira exportada ilegalmente entre 2019 e 2020 foram apreendidas nos Estados Unidos e na Europa, por causa desse despacho.

As investigações da PF tiveram início em janeiro a partir de informações de autoridades internacionais sobre desvio de conduta de servidores públicos brasileiros na exportação de madeira.

– Com informações da CNN Brasil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *