https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/size_960_16_9_homempensando2.jpg

ESPAÇO

Cúpula do Clima e espaço para o trabalho de startups

ENVOLVERDE / PAOLLA YOSHIE
[email protected]

Thinkstock

A Cúpula do Clima de 2021 foi convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e reuniu virtualmente lideranças de mais de 40 países em uma discussão para promover ações efetivas em prol da sustentabilidade e da mitigação dos efeitos do aquecimento global. Dentre outros chefes de estado, o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu a barrar o desmatamento no território nacional e prometeu neutralidade climática no país até 2050.

Além dos esforços de autoridades públicas, o setor de serviços e a sociedade civil também têm muito trabalho a fazer para ajudar a controlar o clima no planeta. Representando um nicho de inovação tecnológica, as startups têm a oportunidade de conquistar um espaço especial de atuação para amparar o trabalho de produtores rurais, da coleta seletiva e do setor de manejo de resíduos que buscam por um crescimento sustentável.

Até o ano passado, o maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil, apoiou o crescimento de diversas novas empresas com um imenso potencial de impacto socioambiental no país. As expectativas para este ano, inclusive, são ainda maiores. O programa foi ampliado, selecionando 386 novas startups para o projeto de aceleração, primeira fase do ciclo. Para a segunda fase, de conexão, serão selecionadas 160. Até então, eram escolhidas 160 empresas no total.

Ainda que o InovAtiva Brasil acelere empresas de todos os tipos, o programa conta com uma categoria específica para startups de impacto socioambiental, o InovAtiva de Impacto. Este ano, também ampliado — 80 empresas serão selecionadas, o dobro das selecionadas até o ano passado. Seguem alguns destaques até agora:

 Coletando Soluções

A startup foi destaque no Ciclo 2019 do InovAtiva de Impacto e é a primeira fintech do mundo a disponibilizar pontos móveis de coleta seletiva, o que promove uma economia circular ecológica, trocando lixo por dinheiro em comunidades vulneráveis.

 Netword Agro

É uma startup de monitoramento digital de solos e lavouras para culturas de extensão e pastagens. Sua tecnologia de monitoramento possui assertividade de 95% e identifica os agentes causadores do dano (pragas, doenças e daninhas) antes do dano, em 100% da área de forma automática, sem uso de pragueiros e com ciclo máximo de 24 horas. O uso da tecnologia gera uma redução de custos de manejo entre 20% e 40% e aumento de produtividade de 5% a 10%.

 Maneje Bem

O ManejeChat é um Software que facilita a assistência técnica agrícola e garante aos agricultores acesso a informações de qualidade combinado à organização do trabalho dos profissionais de campo. Além disso, a tecnologia possibilita a coleta de dados e promove inteligência para tomada de decisão no campo, organizandocadeias produtivas junto às agroindústrias a fim de um desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social da agricultura familiar

 Residuall

A Residuall acredita que todo resíduo pode ser reinserido no ciclo econômico por meio de seu retorno para o setor produtivo. Através do controle e eficiência proporcionados pelas nossas soluções, seu trabalho é voltadopara o avanço da logística reversa e da economia circular no Brasil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *