https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/whatsapp-image-2021-05-20-at-13.33.48.jpeg

EM CUIABÁ

Ecoponto é fechado devido ao volume de entulho acumulado

Odiene Gonçalves/Arquivo pessoal

O ecoponto do Bairro CPA 3, em Cuiabá, foi fechado, nessa quarta-feira (19), devido ao grande volume de entulho acumulado no local. Com isso, cerca de 120 trabalhadores estão com as atividades paralisadas.

O local é exclusivo para o descarte de resíduos recolhidos pelos carroceiros. No entanto, segundo a Associação de Carroceiros, carros e caminhões também estão depositando lixo no local, o que ocasionou em uma grande quantidade de entulho acumulado.

Em nota, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpub) informou que realizou a retirada de parte do material no local na sexta-feira (14) e na segunda-feira (17).

As próximas limpezas estão programadas para esta sexta-feira (21) e sábado (22). Com isso, a área deve ser liberada aos trabalhadores.

“A equipe também precisou fazer o mesmo procedimento no ecoponto localizado no pátio da Limpurb, que atende outra região da cidade”, diz.

Atualmente, a prefeitura tem dois Ecopontos, sendo um no CPA 3 e outro na Avenida Dante Martins de Oliveira.

A Associação alega que os carros de frete podem ir até o outro ponto para depositar o lixo. Já para os carroceiros o trajeto é mais difícil e coloca em risco a saúde e a segurança dos cavalos.

A presidente da Associação de Carroceiros, Odiene Gonçalves, contou que o local não tem mais condições de receber resíduos. Os carroceiros e pessoas que vão deixar entulho estão parados na frente no local.

“Os carroceiros estão passando por dificuldade nessa pandemia, pois não tem ajuda nenhuma. Os carros de frete estão entrando, ganhando seu dinheiro, enquanto os carroceiros estão de braços cruzados sem ter como trabalhar”, disse.

Os ecopontos são da prefeitura e servem para o descarte de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. O limite diário é de um metro cúbico por pessoa, o que equivalente a 18 sacos de 60 litros ou uma caixa d’água de mil litros cheia.

O que pode levar?

Resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Recicláveis, como papel, papelão, vidro e alumínio.

O que não pode levar?

Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilha, óleo, material hospitalar ou industrial.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de maio de 2021 às 18:42:06