https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/WhatsApp-Image-2021-05-27-at-07.56.38.jpeg

"DESASTRE"

Valdir defende derrubada do veto à vacinação dos professores

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

Em seu retorno as Sessões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) defendeu a derrubada do veto do governador Mauro Mendes (DEM) à vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19, o que inclui professores e técnicos da rede pública estadual de educação como garantia do retorno das aulas presenciais na rede pública estadual.

A expectativa era que a votação sobre o veto fosse decidida pelos deputados nessa quarta-feira (26), durante a Sessão, mas ele foi apenas discutido pelos parlamentares e não posto para decisão. Agora, a estimativa é que seja votado na próxima Sessão Ordinária, que está marcada para terça-feira (01).

De acordo com Barranco, essa decisão de voltas com as aulas, ainda mais em um momento como esse, não deveria nem entrar em pauta. Não podemos deixar que nossos profissionais e filhos se arrisquem em contrair essa doença terrível.

“A pandemia de covid-19 está varrendo famílias inteiras, pai, mãe e irmãos. Famílias que morrem por conta da pandemia, fazendo com que a árvore genealógica deles termine por ali. A pandemia já deixou quase 80 mil crianças órfãs de pai e mãe. Nós sabemos que o retorno as aulas sem a vacinação será um desastre. Mato Grosso já está em uma campanha de vacinação muito fraca, onde todos os dias quando passam dados sobre o ranking da vacinação, eu fico com vergonha. Nós vacinamos somente 15% da nossa população, nós estamos muito atrás. Tem Estado que já chegou a 30% de vacinados”, disse o parlamentar.

Já é real a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 em Mato Grosso, confirmado pelo Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, e dessa forma o deputado Barranco defende que a vacinação dos profissionais da educação ocorra antes da volta às aulas.

O parlamentar acredita que a Assembleia tem o dever de derrubar este veto, pois mostrará o compromisso do parlamento com a categoria da educação, que tanto já foi prejudicada na pandemia. “Voltar as aulas sem a vacinação é um absurdo e a Assembleia não pode permitir, isso vai ser um desastre para o Estado que já está muito precarizado e passando vergonha. Deve haver um planejamento estratégico de quando vai tomar a vacina e o número exato de dias para a produção de anticorpos para a retomadas das aulas presenciais com segurança”, afirmou Valdir Barranco.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 27 de maio de 2021 às 15:05:23
  • 27 de maio de 2021 às 15:02:29