https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/IMG_0069.jpg

INTEGRAÇÃO

Modelo de segurança de MT é apresentado a secretário do Acre

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante recebeu nesta quarta-feira (26.05) a visita do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel PM Paulo Cézar Rocha dos Santos. Bustamante apresentou o modelo de Segurança Pública adotado por Mato Grosso, com investimentos em tecnologia e aparelhamento das forças de segurança e o conceito de integração entre as instituições.

A primeira visita ocorreu no hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em Várzea Grande. Um dos grandes diferenciais ressaltados por Bustamante e pelo comandante da unidade, coronel PM Juliano Chiroli, foi o aumento da frota de aeronaves oriundas de apreensões por meio de decisões judiciais.

O Ciopaer hoje conta com uma frota atual de 10 aeronaves, sendo três helicópteros e sete aviões, entre eles bimotores Baron e bimotores Chyennes, sendo que deste último modelo duas aeronaves atendem a UTI Aérea do Governo do Estado.

Ascom/Sesp

O segundo local visitado foi a Penitenciária Central do Estado (PCE), a maior unidade penal de Mato Grosso, com 2.412 presos. O modelo adotado na construção do raio 6 da unidade, inaugurado em novembro do ano passado, foi apresentado ao visitante. Ao custo de R$ 9,7 milhões, a unidade aumentou sua capacidade em 432 vagas.

Outros sete novos raios serão construídos neste mesmo modelo na PCE e para isso, uma fábrica de módulos foi construída dentro da unidade, onde os próprios presos trabalham na fabricação dos módulos.

O secretário de Segurança do Acre também conheceu a estrutura do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso. No local, foram apresentadas as instalações do projeto social Judô Bope, Esquadrão de Bombas e também a academia dos profissionais. A visita foi acompanhada pelo comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis e do comandante do Bope, tenente-coronel Roque.

No período vespertino, o comandante-geral da PM recebeu o visitante no Comando Geral da PM e mostrou os índices de produtividade da Instituição, que está presente nos 141 municípios de Mato Grosso. Somente neste primeiro quadrimestre do ano, a PMMT foi responsável pela apreensão de mais de 3,7 toneladas de drogas em Mato Grosso.

Ascom/Sesp

As escolas militares também foram abordadas. Atualmente, o estado conta com 12 unidades, sendo que no início deste mês, o governador Mauro Mendes anunciou a criação da 13ª em Sinop, ofertando 800 novas vagas destinadas a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A agenda foi finalizada na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), onde o secretário Bustamante apresentou a estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). Também participaram da agenda os secretários adjuntos da Pasta, de Segurança Pública, Carlos Davim; de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes; de Inteligência, Wylton Massao; de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves; e de Justiça, Lenice Barbosa.

Assim como Mato Grosso, o Acre também faz fronteira com a Bolívia, então um dos grandes desafios é o combate aos crimes transfronteiriços. Além da Bolívia, o Acre também faz fronteira com o Peru e assim como em Mato Grosso, o estado também possui o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

Para o secretário Paulo Cézar, este intercâmbio de ideias é importante e a consequência é uma segurança pública mais fortalecida e que dialogue com o cidadão.

“Nós temos buscado nos aproximar de outros estados e achar alternativas que nos permitam dominar a região de fronteira, estabelecendo estas parcerias. A cooperação que virá deste encontro, nos permitirá um combate mais efetivo aos crimes transfronteiriços e levará uma segurança de mais qualidade tanto ao cidadão mato-grossense quanto o acreano”, pontuou Paulo Cézar.

Ascom/Sesp

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 27 de maio de 2021 às 18:03:22
  • 27 de maio de 2021 às 17:57:52