https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/kwixp-taxa-desemprego-por-unidade-da-federa-o.jpg

DADOS DO IBGE

MT tem a taxa de desemprego menor que 10%

Economia/G1

Mato Grosso é um dos quatro estados do Brasil em que a taxa de desemprego está abaixo dos 10%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (27), que apontou recordes de taxa de desocupação e pessoas sem trabalho no país.

Conforme o levantamento, Mato Grosso tem uma taxa de desocupação de 9,9%, e fica atrás apenas do Paraná (9,3%), Rio Grande do Sul (9,2%) e Santa Catarina (6,2%).

Se comparado ao levantamento anterior, divulgado em novembro de 2020, o estado se manteve com a mesma taxa (9,9%), no entanto, esse número o colocava em 2° lugar no ranking, atrás apenas de Santa Catarina.

Segundo a PNAD Contínua, o número de ocupados em Mato Grosso está estimado em 1.629 mil, considerado estável estatisticamente tanto em relação ao trimestre anterior, quanto ao mesmo período do ano passado. O número de desocupados também ficou estável em relação aos dois períodos anteriores e está em 180 mil pessoas no 1º trimestre de 2021

Apesar disso, a taxa de Mato Grosso continua acima da média nacional. O desemprego no Brasil é de 14,7%.

No centro-oeste, o estado também está com a menor taxa de desocupação e lidera o ranking.

O nível de ocupação foi maior no Sul (54,3%) e no Centro-Oeste (54,2%). E menor, no Nordeste (40,9%).

As maiores taxas de desemprego foram em Pernambuco e Bahia (ambos com 21,3%), seguidos por Sergipe (20,9%) e Alagoas (20%).

Postos de trabalho

O último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado em abril deste ano, mostrou que Mato grosso teve saldo positivo na criação de postos de trabalho.

Em março deste ano, Mato Grosso registrou mais de 36 mil admissões e pouco mais de 32 mil demissões, resultando em um saldo positivo de 4.277 postos de trabalho formais.

Conforme o levantamento, no acumulado deste ano, o estado acumula um saldo de mais de 29 mil empregos com carteira assinada, com uma variação positiva de quase 4%.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *