https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Emanuel-Dinheiro.png

SANTA CRUZ II

Emanuel entrega Centro de Referência no Atendimento ao Autista

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado participam nesta quinta-feira (27), às 8 horas da manhã da entrega das obras do Centro de Atendimento ao Autista. No prédio,  que foi totalmente reformado, funcionava a antiga Escola do Moinho, Desativada há muitos anos, no bairro Santa Cruz II (Regional Sul). A unidade que tem previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre vai atender inicialmente cerca de cem crianças, adolescentes e adultos, por mês.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a importância da parceira entre a iniciativa privada, o poder público e a Associação dos Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA), responsavel pela unidade, para que Cuiabá possa oferecer um serviço de referencia para a população.“Com essa obra estamos consolidando o principio da inclusão. A Educação não pode trabalhar de forma desconectada com o aparato social que nos possibilita uma maior articulação no atendimento às crianças através da educação, da saúde e do social. Com mais essa ação estamos garantindo às crianças o seu direito de aprendizagem, de desenvolvimento e de acesso a uma formação “, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A unidade foi reformada por meio de doações e a parceria da construtora Plaenge. A presidente da Associação dos Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA) Kelly Viegas disse que o centro é  um antigo sonho dos pais. “Nosos filhos terão um atendimento de qualidade, inclusão, dignidade e autonomia. Com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira dama Márcia Pinheiro, que sempre nos atenderam e estão caminhando juntos com todos nós nessa conquista, da Secretaria de Educação,  iniciativa privada e outros órgãos estamos construindo o centro de atendimento que será referência no atendimento ao autista”, destacou a presidente da AMA, Kelly Viegas.

Política Pública

A construção do Centro Integrado de Atendimento ao Autista de Cuiabá faz parte de um conjunto de ações implementadas pelo executivo municipal, e que tem resultado em avanços efetivos na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com transtornos. Entre as ações na área educacional estão a formação continuada dos profissionais, ampliação de projetos como o de Equoterapia e a aquisição de mesas digitais multidisciplinares, entre outras.

“A gestão Emanuel Pinheiro vem buscando ampliar o atendimento humanizado junto à população e em especial às crianças. A construção do Centro Integrado de Atendimento ao Autista é um marco nas ações de inclusão social e qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos autistas, com o oferecimento de serviços de referência nas áreas da saúde  e da escolarização, com um único objetivo, oferecer serviços públicos de qualidade e que sejam transformadores na vida das pessoas”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Serviços

A unidade possui 5 consultórios, 1 cozinha, sala de integração, recepção, duas salas para o administrativo, 2 banheiros e mais um adaptado.

Na unidade serão oferecidos serviços nas áreas da saúde e educação, com suporte multiprofissional para atender as principais necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre eles, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, psiquiatria, fisioterapia, cozinha funcional, educação física funcional, terapias ocupacionais, estimulação precoce e nutricionista. Em relação à educação, serão oferecidas Atividades de Vida Diária (AVD) e de Vida Prática (AVP), com um plano de atendimento individualizado e flexível com a demanda de atendimento.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 27 de maio de 2021 às 15:27:09
  • 27 de maio de 2021 às 11:17:23