https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/R45954e96a9050a84e25748bc464a201d.jpg

DINHEIRO EM CAIXA

Mauro diz que MT ainda tem interesse na Sputnik e aguarda a Anvisa

DA REDAÇÃO/ GABRIEL RODRIGUES/ DO LOCAL - LEONARDO MAURO
[email protected]

Ednilson Aguiar/ O Livre

O secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, afirmou na manhã desta segunda-feira (31), que o governador Mauro Mendes (DEM), ainda não desistiu da aquisição da vacina russa Sputnik, mesmo após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que barrou a compra dos medicamentos.

“O processo continua o mesmo, Mato Grosso ainda tem a esperança de conseguir comprar a Sputnik, estamos aguardando a liberação da Anvisa, mas o Governador Mauro Mendes continua empenhado na aquisição das vacinas”, disse ele.

Carvalho ainda ressaltou que mesmo após a negativa da agência reguladora, tem mantido contato para que seja aprovada e ainda revelou que o recurso para a compra já está em caixa.

“O Estado está em permanente contato com a Anvisa, aguardando essa liberação para fazer a compra, até porque esse recurso já está liberado na Secretária de Saúde, assim que a Anvisa liberar, o Estado está pronto para pagar”, finalizou.

ANVISA NÃO APROVOU

Durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse que a Sputnik foi a primeira vacina aprovada no mundo, por seu país de origem, mas sem a apresentação de estudos clínicos de Fase 3, última etapa necessária para o pedido de registro.

Torres ainda justificou que a última negativa do pedido de autorização excepcional para a importação do imunizante russo se deu, entre outros pontos, ao fato de a Anvisa não ter recebido um relatório técnico capaz de comprovar que a Sputnik V atende a padrões de qualidade e que o adenovírus usado para carregar o material genético do coronavírus é capaz de se reproduzir.

Já o Fundo Soberano Russo, responsável pela Sputnik V, enviou à Anvisa documento em que nega a presença de adenovírus replicante em amostras da vacina. Apesar disso, Barra Torres disse que o documento “afirma, mas não comprova” a alegação.

PAÍSES QUE UTILIZAM A SPUTNIK

Segundo informações do jornal The New York Times, 62 países no mundo aprovaram o uso da vacina russa, sendo eles:

Argélia, Angola, Antígua e Barbuda, Argentina, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Bolívia, Bósnia, Camarões, Cazaquistão, Congo, Djibuti, Egito, Emirados Árabes, Eslováquia, Filipinas, Honduras, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné, Guiana, Hungria, Índia, Irã, Iraque, Jordânia, Laos, Líbano, Macedônia do Norte, Mali, Marrocos, Ilhas Maurício, México, Mianmar, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Namíbia, Nepal, Nicarágua, Paquistão, Autoridade Palestina, Panamá, Paraguai, Quênia, Quirguistão, San Marino, São Vicente e Granadinas, Sérvia, Ilhas Seychelles, Síria, Sri Lanka, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão, Venezuela, Vietnã, Zimbábue.

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 31 de maio de 2021 às 17:12:27
  • 31 de maio de 2021 às 17:09:58