https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Semana-do-Meio-Ambiente.png

NESTA SEGUNDA

Webinar sobre restauração de ecossistemas

Sema-MT

Começa nesta segunda-feira (31.05), às 14h, o webinário Restauração de Ecossistemas, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, fará a abertura do evento.

Toda a programação será transmitida pelo canal do YouTube da Sema, entre os dias 31 de maio e 4 de junho, no período vespertino, a partir das 14h.

No primeiro dia do evento, às 14h30, a professora e pesquisadora em Educação Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Michèle Sato, fala sobre a relação entre a pandemia e o processo de destruição ambiental e perda da biodiversidade. Já a doutora em Ciência Animal, com ênfase em Epidemiologia, e professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Christiane Rocha, aborda a relação entre a saúde e o meio ambiente.

O tema do evento está alinhado com a década da restauração de ecossistemas, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no período de 2021 a 2030, e também homenageia as vítimas que perderam a vida pela pandemia do coronavírus.

Serão realizadas palestras com temas relacionados à saúde e o meio ambiente, diagnóstico e técnicas de restauração ambiental, semeadura direta, engenharia natural, e apresentação da plataforma WebAmbiente.

Semana do Meio Ambiente

Além do webinário em comemoração à Semana do meio Ambiente, o Governo de Mato Grosso lança nesta segunda-feira (31) mais uma etapa da Operação Amazônia – combate ao desmatamento ilegal, incêndios florestais, entre outros  crimes ambientais.

Ocorrerá ao final do ano o plantio de mudas para homenagear as vítimas do novo coronavírus. O plantio ocorrerá nos municípios que se inscreverem para fazer parte da iniciativa.

O Programa REM Mato Grosso irá realizar a confecção de placas para que cada árvore plantada tenha o nome de uma pessoa homenageada. Caso seja necessário também haverá disponibilização de mudas.

Veja a programação completa:

31 de maio
14h – Abertura da Semana do Meio Ambiente com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti
14h30 – Palestra: Ambiente e Pandemia – Michèle Sato (UFMT)
15h15 – Palestra: Relação entre Saúde e o Meio Ambiente – Christiane Rocha (UFLA)
*Moderação de Vânia Montalvão (Sema-MT)

1º de junho
14h – Palestra: Panorama Geral da Atividade de Restauração Ambiental – Ingo Isernhagen (EMBRAPA)
14h45 – Palestra: Técnicas Alternativas para Restauração de Áreas Degradadas – Sebastião Venâncio Martins (UFV)
*Moderação de Alexandre Ebert (Sema-MT)

02 de junho
14h – Palestra: Rede de sementes do Xingu: as pessoas como protagonistas da Restauração Ecológica – João Carlos Mendes Pereira (Facilitador da Rede de Sementes do Xingu)
14h45 – Palestra: Semeadura Direta como principal forma para Recomposição da Vegetação Nativa – Guilherme Henrique Pompiano Do Carmo (Técnico ISA)
*Moderação de Leonardo Vivaldini dos Santos (Engenheiro Florestal SEAF-MT)

03 de junho
14h – Palestra: Restauração de Áreas com SAFs – Eduardo Darwin Ramos da Silva (Analista de gestão ambiental do ICV)
14h45 – Palestra: Restauração de Áreas Degradadas com intervenções de Engenharia Natural – Rita dos Santos Sousa (UFSM)
*Moderação de Lígia Nara Vendramin (Coordenadora do Programa REM)

04 de junho
14h – Palestra: Ferramentas para Detecção e Avaliação das Áreas Degradadas em Unidades de Conservação Estaduais – Alexandre Ebert (Sema-MT)
14h45 – Palestra: Apresentação da Plataforma WebAmbiente – José Felipe Ribeiro (EMBRAPA)
*Moderação de Elaine Corsini (SEMA-MT)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 31 de maio de 2021 às 15:21:04