https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/24ef5e5f6349b076bc65a285ea4b5201.jpg

PATRIMÔNIO HUMANO

Edilene reforça investimentos da gestão Pinheiro em Educação e celebra abertura de faculdade

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi Valle

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, a secretária de Educação, Edilene Machado esteve na manhã desta terça-feira (01), em cerimônia de inauguração das novas instalação da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc-MT). Na ocasião, a gestora destacou o investimento feito na educação municipal, como entrega de unidades escolares, atendimento de 86% dos alunos durante a pandemia, defesa da vacinação de educadores contra COVID-19 e celebrou a inauguração de mais uma faculdade no Município.

“O prefeito Emanuel Pinheiro é um grande defensor da educação. Nunca se investiu tanto em reforma de unidades escolares, em ampliação de vagas, em atendimento humanizado as nossas crianças e educadores, tanto que prorrogamos novamente a volta presencial das aulas para garantir a segurança de todos. O prefeito está estudando a situação atual para planejar a vacinação dos profissionais da Educação, pois sua prioridade é salvar vidas. Mas mesmo na pandemia não deixamos de atender, porque existe uma preocupação em não interromper o ensino aprendizagem, por isso estão sendo executadas atividades pedagógicas não-presenciais”, explicou a secretária de educação.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, 86,75% dos 54.018 estudantes matriculados na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá estão sendo atendidos por meio de ferramentas digitais e/ou através de atividades físicas. A pesquisa foi feita pela Coordenadoria Técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, na primeira quinzena do mês abril, e abrange estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Até o momento, cinco Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEIC’s) foram entregues, este que é um projeto criado na gestão Emanuel Pinheiro para suprir a necessidade de aumentar a oferta de vagas na educação infantil. No último dia 19 de maio, a secretária de Educação já havia anunciado que mais sete creches serão ampliadas e se tornarão CEIC’s até o fim de 2021, buscando concluir a gestão em 2024 com 20 unidades entregues.

Investindo na base pensando que as crianças de hoje são os universitários de amanhã. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, a gestora celebrou a abertura de mais uma faculdade em Cuiabá. “A união da fé com a Educação é o diferencial desta instituição. Ainda mais com a qualidade dos profissionais e da estrutura que está sendo inaugurada, uma Faculdade com este conceito só enriquece a nossa Cuiabá”, disse Machado.

A Unifacc, a Católica de Mato Grosso, é mantida pelas oito dioceses que formam a Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Mato Grosso. A IES nasceu a partir de uma célula mater, a Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), de início denominado Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (Sedac), em Várzea Grande.

“Acolho com muito carinho a todos aqui nesta cerimônia. Quero enfatizar os questionamento pertinentes que nossa equipe de publicidade nos fez e que são muito importantes. Onde queremos chegar? Qual nosso público? Temos um plano para os próximos 15 anos que é chegar a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e estamos trabalhando para isso”, disse o diretor-geral da Unifacc-MT, o professor-mestre padre Edson Sestari.

Com a aquisição de faculdades na Capital e em Várzea Grande, a expansão possibilitou aumentar a oferta de cursos nas áreas de exatas, humanas e saúde com diversas graduações, como de Administração, Ciências Contábeis, Teologia, Direito, Pedagogia, Filosofia, Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Biomedicina.

“Sonho que sonhamos sozinhos são só sonhos, mas sonhos que sonhamos juntos se tornam realidade. E este sonho aqui hoje é uma herança dos que já passaram”, disse o arcebispo da arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton dos Santos.

Além de graduação, a Católica de Mato Grosso, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro, oferece cursos em programas de mestrado e doutorado em Educação, Teologia, Psicologia, Administração, Filosofia, Design, Computação Aplicada e Ciências Sociais.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, o arcebispo Dom Milton Santos, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin e demais autoridades eclesiásticas. A nova unidade de ensino superior está localizada na Rua Pimenta Bueno, 534, Bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de junho de 2021 às 19:38:58