https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Abertura-do-Webinar-Restauracao-de-Ecossistemas.jpg

EVENTO

Sema inicia Webinar com apresentação de restauração ambiental

SEMA- MT / SABRINA VENTRESQUI
[email protected]

Assessoria

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou nesta segunda-feira (31.05), às 14h, o Webinar Restauração de Ecossistemas, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Governo de Mato Grosso. O evento acontece por meio de transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Sema-MT.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti abriu o evento, e falou sobre a importância dos 40 anos da data, comemorada no dia 5 de junho, e sobre a importância da restauração de ecossistemas para o mundo.

“Em 2021 nós comemoramos 40 anos da Semana Nacional do Meio ambiente. Neste ano, nós escolhemos a temática de restauração de ecossistemas para nosso Webinar, este tema está intrinsicamente ligado com o tema da década, eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a percepção de que muitos ecossistemas ao redor do mundo estão em colapso, e este colapso exige a reflexão e ações para que nos possamos restaurá-los”, afirma a gestora.

O objetivo da reflexão promovida pelo evento deve iniciar as tratativas de como conciliar o tema da década, com o momento de pandemia. “Além de falar sobre restauração, nós ainda vamos fazer uma comemoração e vamos fazer uma homenagem para aquelas pessoas que perderam suas vidas neste momento de pandemia”, explica a secretária.

O primeiro Webinar do evento foi elaborado pela professora e pesquisadora em Educação Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Michèle Sato e abordou a relação do meio ambiente com a pandemia.

Durante a palestra, a pesquisadora explicou sobre o surgimento e características do coronavírus, origem das variantes e relação da alimentação e agropecuária com a pandemia. Sato também abordou os danos causados pelo colapso climático, as prováveis consequências de uma terceira onda da covid-19 e exemplificou sobre a possibilidade de novas pandemias e sua procedência.

“Eu acho que a educação ambiental tem por obrigação lançar esse “grito” de que a gente não pode acreditar que tudo está acabado. Mesmo perante a um fenômeno tão assustador, a gente precisa acreditar que podemos fazer o mundo melhor”, expôs a professora, encerrando sua participação no evento.

O segundo Webinar, realizado pela doutora em Ciência Animal, com ênfase em Epidemiologia, e professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Christiane Rocha, teve como tema a relação entre a saúde e o meio ambiente.

Na palestra, Christiane explica como a produção excessiva de lixo, queimadas e degradação do solo prejudicam a saúde dos seres humanos. A doutora acredita que para viver em harmonia e evitar as próximas pandemias é necessário tratar as questões de animais e humanos como uma saúde única.

Para ver a íntegra do primeiro dia de Webinar basta acessar o canal do YouTube da Sema-MT ou clicar aqui. A programação do Webinar Restauração de Ecossistemas segue até o dia 4 de junho.

Veja a programação para os próximos dias:

1º de junho

14h – Palestra: Panorama Geral da Atividade de Restauração Ambiental – Ingo Isernhagen (EMBRAPA)

14h45 – Palestra: Técnicas Alternativas para Restauração de Áreas Degradadas – Sebastião Venâncio Martins (UFV)

*Moderação de Alexandre Ebert (Sema-MT)

02 de junho

14h – Palestra: Rede de sementes do Xingu: as pessoas como protagonistas da Restauração Ecológica – João Carlos Mendes Pereira (Facilitador da Rede de Sementes do Xingu)

14h45 – Palestra: Semeadura Direta como principal forma para Recomposição da Vegetação Nativa – Guilherme Henrique Pompiano Do Carmo (Técnico ISA)

*Moderação de Leonardo Vivaldini dos Santos (Engenheiro Florestal SEAF-MT)

03 de junho

14h – Palestra: Restauração de Áreas com SAFs – Eduardo Darwin Ramos da Silva (Analista de gestão ambiental do ICV)

14h45 – Palestra: Restauração de Áreas Degradadas com intervenções de Engenharia Natural – Rita dos Santos Sousa (UFSM)

*Moderação de Lígia Nara Vendramin (Coordenadora do Programa REM)

04 de junho

14h – Palestra: Ferramentas para Detecção e Avaliação das Áreas Degradadas em Unidades de Conservação Estaduais – Alexandre Ebert (Sema-MT)

14h45 – Palestra: Apresentação da Plataforma WebAmbiente – José Felipe Ribeiro (EMBRAPA)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *