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EXPECTATIVAS

Dia dos Namorados: Pesquisa do IPF-MT revela pretensão de consumo

Reprodução / Internet

Comemorado no próximo dia 12 de junho (sábado), o Dia dos Namorados será bastante diversificado para boa parte dos mato-grossenses. É o que revela a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT), realizada entre os dias 31 de maio e 06 de junho, onde mostra que 68% dos entrevistados pretendem comprar presentes na data e levar o parceiro para comemorar em algum lugar. 32% não pretendem fazer algo para a data.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que os números superaram as expectativas, pois a maioria dos entrevistados pretende fazer algo, contribuindo, dessa forma, na recuperação da economia do estado. “O comércio vem se fortalecendo e essa é uma excelente notícia para os empresários e também para os trabalhadores, já que muitos ganham comissão nas vendas”, afirma o presidente.

Segundo a pesquisa, para os entrevistados que disseram que irão comprar presente, o gasto médio será de R$ 202,16 por presente. As roupas/acessórios devem ser os produtos mais adquiridos (43%), seguidos de cosméticos/perfumes (26%), calçados (8%) e joias (7%). Os shoppings serão os principais destinos de compras para 59,46% dos entrevistados, as lojas de ruas serão frequentadas por 21,62% dos que responderam à pesquisa e o comércio eletrônico (loja virtual) representa 5,41%.

Com relação à parcela dos que afirmaram que irão sair para algum lugar, a preferência é para restaurantes (50%), onde se pretende gastar, em média, R$ 244,44. Outros 11% disseram que vão viajar com média de gastos de R$ 1.100,25.

Para o diretor de pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, o alto percentual de pessoas que pretendem fazer algo na data ajudará a aquecer o comércio no estado. “Os indicadores estão acima da média nacional, reflexo do nosso ambiente econômico que tem se mostrado favorável. Os últimos dados divulgados mostram que Mato Grosso tem sofrido menos do que o restante do país”, explicou Maurício.

Os clientes estão à procura de bom atendimento (35%) e produtos de qualidade (25%) para formalizar as compras. Os descontos e promoções representam 20% dos entrevistados neste período de vendas. Já o mau atendimento leva 73% dos participantes a desistirem das compras.

Em relação aos que não pretendem fazer nada, a justificativa é a preferência por economizar, ou por estarem com dificuldades financeiras ou desempregados. “É natural que uma parcela da população esteja preocupada com o futuro, principalmente pelo estado de pandemia e as incertezas que isso traz para a economia”, explicou Munhoz.

A pesquisa foi realizada com 178 pessoas (62% do sexo feminino e 38% do sexo masculino), sendo a maior parte da capital (71%), e 14% de Várzea Grande. Os outros 15% do interior do estado. A idade média dos entrevistados é de 30 anos.

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  • 9 de junho de 2021 às 11:55:54
  • 9 de junho de 2021 às 11:54:54